• Geral
  • 17 de julho de 2020

Nando Rocha cumpre a missão após deixar Gravataí e vira mestre em Portugal

Nando Rocha cumpre a missão após deixar Gravataí e vira mestre em Portugal
Continua Depois da Publicidade
Banca avaliadora recomentou que Nando continue prossiga no mesmo tema. Foto: Arquivo Pessoal

Dois anos após deixar Gravataí, despedir-se dos amigos e da família e rumar junto com a esposa, Lisy, e com a pequena Lauren para o Velho Mundo, o comunicador gravataiense Fernando Jesus da Rocha cumpriu a sua missão, nesta quinta-feira (16), conquistou o mestrado. Desde que chegou a Portugal, para estudar na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Nando Rocha, como é mais conhecido, desenvolveu a sua pesquisa sobre transmídia.

Continua Depois da Publicidade

“Eu sempre tive vontade de fazer mestrado. A minha graduação é em administração, minha pós é em Comunicação e Marketing. Mas a minha carreira sempre foi na comunicação. E no marketing também, que é uma linha da administração, então elas se cruzam. Mas o meu percurso acadêmico e profissional eram diferentes e isto era um pouco conflitante para mim”, revelou o ex-colunista do Giro de Gravataí, explicando que sempre sonhou em dar aulas em faculdades, algo que o mestrado possibilita.

Nando contou que estava bem no Brasil, ele e a Lisy gostavam de seus trabalhos, mas os horários não coincidiam. “A gente quase não tinha tempo para sair, para dar atenção para a minha filha com três, quatro anos”, lembrou. Colorado ilustre, Nando conheceu um outro torcedor do Inter que estava em Portugal e descobriu que a universidade estava com vagas abertas para o mestrado.

Continua Depois da Publicidade

Após um primeiro momento estranhando a ideia, Lisy virou uma incentivadora do projeto que a família colocou em prática. “Em três meses, a gente resolveu tudo e já estava aqui”, narrou Nando. Em pouco tempo ele estava estudando, e ela já estava empregada.

“A rotina é bem puxada até hoje, nós dois trabalhamos. Sobra pouco tempo para sair, desfrutar a Europa. Mas como é uma cidade muito segura, quando tem um tempo a gente sai na rua, de noite, sai para caminhar, ou vai em umas prainhas que tem aqui perto”, contou, comentando que é bom o lugar onde mora.

Continua Depois da Publicidade
Lisy, Lauren e Nando já estão adaptados à vida em Portugal. Foto: Arquivo Pessoal

No entanto, ele também ponderou que a vida em outro país também apresenta dificuldades. “Tem os seus problemas. As vezes, as pessoas só veem a parte boa e esquecem que é difícil morar fora, não só pela saudade. Tu não é do lugar, é difícil conseguir um documento.”

Se na graduação e na pós, o futebol esteve presente, o esporte não deixaria de estar em seu estudo de mestrado. Nando analisou como os clubes brasileiros lidam com as diferentes mídias e redes sociais, identificando se as agremiações conseguem divulgar conteúdo de modo transmidiático, respeitando as características de cada mídia.

Continua Depois da Publicidade

Para explicar o conceito de transmídia, criado já nos anos 2000, Nando lembra de um sucesso dos anos 90, as Tartarugas Ninja. A criança que acompanhasse o desenho pela TV, receberia um conteúdo completo, sem necessidade de consumir outros produtos. O mesmo acontecia com quem jogasse o vídeo-game ou lesse os quadrinhos. Mas quem acompanhasse Rafael, Leonardo, Donatello e Michellângelo em mídias diferentes teria uma experiência mais completa. Os conteúdos não são redundantes.

No caso dos clubes de futebol analisados isto não ocorre, de acordo com o estudo de Nando. Seguindo o time em uma rede social, o torcedor tem o mesmo conteúdo que teria se seguisse em outra, tornando desnecessário acompanhar o clube em meios diferentes.

Continua Depois da Publicidade

O estudo fez sucesso entre os professores que o avaliaram, que recomendaram que o novo mestre siga investigando o tema durante o doutorado. Nando revela que ainda avalia novos assuntos, mas já adianta que pretende seguir a carreira acadêmica e já começar o doutorado.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…