Juliano Piasentin | Querem futebol? Façam direito; o GreNal deveria ser em Porto Alegre

Juliano Piasentin | Querem futebol? Façam direito; o GreNal deveria ser em Porto Alegre
Continua Depois da Publicidade
Beira-Rio estava programado para sediar o clássico GreNal. Foto: Inter/Divulgação

O GreNal 425 não será mais em Porto Alegre, a prefeitura da capital definiu que pela alta ocupação nas UTI’s o futebol está proibido na cidade. Com isso a Federação Gaúcha de Futebol já confirmou nova sede, será Estádio Centenário em Caxias do Sul. Isso mostra apenas uma coisa: a batalha de egos entre Nelson Marchezan Jr (PSDB) e a FGF.

Continua Depois da Publicidade

A preocupação do prefeito é totalmente válida, no entanto no momento que o governo do estado sentou com a Federação e acertou todos os detalhes e protocolos, não deveriam ocorrer mais embates. Inclusive sabemos que pelas estruturas, Grêmio, Internacional e também o São José contam com as melhores condições em seus estádios ou alguém vai dizer que na região metropolitana (Novo Hamburgo e São Leopoldo) e no interior os locais são melhor higienizados? Não.

O Beira-Rio, local em que a partida iria ocorrer na quarta-feira (22) é um estádio de Copa do Mundo, um gigante como é inclusive chamado. Todos os atletas e profissionais teriam as condições sanitárias e de distanciamento necessários, pelo menos antes e após a partida, lá também outros duelos seriam disputados. Já escrevi outras vezes sobre o retorno do futebol, acredito ser algo sem necessidade no momento, no entanto se a volta foi oficializada e acertada, “brigas” de ego podem atrapalhar mais do que auxiliar.

Continua Depois da Publicidade

A prefeitura deveria ter se posicionado antes, no dia em que as reuniões iniciaram já deveria ter batido o martelo e firmado posição. Agora, o Gauchão 2020 perde uma de seus locais, pelo menos por tempo indeterminado a capital (melhor estrutura física para o futebol) não vai sediar partidas. A FGF já inclusive detalhou uma nova tabela excluindo Arena, Beira-Rio e Passo d’Areia e assim sendo o GreNal 425 será no Centenário em Caxias do Sul, mais um motivo para preocupações.

Vou explicar o porquê das preocupações: viagem desnecessária, deslocamento de um grande número de profissionais que poderiam muito bem sair do hotel e em poucos minutos chegariam no local do jogo e após o retorno ou os clubes vão ficar na Serra e só voltar no outro dia para a capital? Caxias do Sul vai ter em meio a uma pandemia estrutura para sediar quatro equipes em dois dias (CaJu será disputado na quinta-feira) Bom, estas questões apenas o presidente da FGF Luciano Hocsman pode responder, enquanto isso fica a reflexão: Querem futebol, estadual? Façam direito, por favor.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove ação de Páscoa 

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove…

  O Grupo Social Onze Solidário, ligado ao Grêmio Esportivo Onze Unidos, irá realizar uma ação de Páscoa com foco nos…
Através de edital, R$ 25 mil em prêmios serão concedidos a agentes culturais de Cachoeirinha

Através de edital, R$ 25 mil em prêmios serão…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), está com inscrições abertas para…
Complexo com posto, paradouro e espaço gastronômico será construído às margens da Freeway

Complexo com posto, paradouro e espaço gastronômico será construído…

  A rede de postos Graal anunciou um projeto para a construção de um novo paradouro às margens da BR-290, a…