• Geral
  • 6 de agosto de 2021

Na volta das operações de trânsito, Fiscalização autua 19 veículos por irregularidades em Gravataí

Na volta das operações de trânsito, Fiscalização autua 19 veículos por irregularidades em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura de Gravataí/Especial

Suspensas desde fevereiro do ano passado, quando a cidade passava por um dos seus piores picos de pandemia, a Operação Trânsito Seguro foi retomada nesta última semana em Gravataí. A ação ocorreu na Avenida Itacolomi, e abordou 84 veículos. De acordo com as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semurb) e para Assuntos de Segurança Pública (SMASP), 19 destes veículos foram autuados pelas mais diversas irregularidades. 

Continua Depois da Publicidade

Segundo o secretário de Mobilidade, Adão de Casto, no início deste ano, a prefeitura publicou a Ordem de Serviço 10/2021, que dispõe sobre a medida administrativa das infrações de conduzir veículo em mau estado de conservação no município. Como exemplo, ele destacou o desgaste dos pneus, que, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso estejam com menos de 1,6 milímetros de sua banda, fazem com que o veículo fique passível de remoção.

“Com a ordem de serviço, o condutor recebe a multa por estar descumprindo uma manutenção básica do veículo e tem um dia útil para o apresentar regularizado na secretaria”, disse Adão, reforçando que esta medida não se aplica no caso de o veículo fiscalizado conter qualquer um dos pneus com a cinta de aço (arame) ou malhas de nylon (lona) visíveis, em qualquer das paredes do pneu, ou com a banda de rodagem lisa, em toda a sua extensão (careca), ou, ainda, com qualquer uma das partes do pneu faltante (em pedaços). “Neste caso, a medida administrativa será de remoção do veículo ao depósito.”

Continua Depois da Publicidade

Educação no trânsito

Desde o início deste ano, a prefeitura vem desenvolvendo atividades educativas que buscam conscientizar os condutores com relação à segurança no trânsito. De acordo com o diretor de trânsito da Semurb, Flávio Ribeiro, a atividade faz parte de um conjunto de ações que visam tornar o trânsito mais seguro, prevenindo e evitando acidentes.

Ainda segundo o secretário Adão de Castro, a Semurb intensificará a fiscalização do transporte clandestino de passageiros no município e alertou sobre os riscos do uso do transporte irregular. “Não tem como o cidadão saber quem está conduzindo o veículo e, muitas vezes, os carros estão em péssimas condições, colocando a vida dos usuários em risco”, destacou Adão.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…
Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…