Moradores flagram descarte de chorume em córrego e denunciam crime ambiental em Gravataí

Moradores flagram descarte de chorume em córrego e denunciam crime ambiental em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Vídeo feito por moradores da região da Santa Tecla alertam sobre o despejo inadequado do chorume, considerado tóxico. Vídeo em anexo no final da reportagem. 

A comunidade da região da Santa Tecla, na área rural de Gravataí, desde o fechamento do aterro Sanitário, responsável por uma área de 12 hectares e que durante 15 anos recebia cerca de 260 toneladas diárias de lixo, vive uma nova fase.

Continua Depois da Publicidade

Desde a interdição e o início do processo de recuperação, que começou em 2013, o local não é mais depósito e hoje conta um uma estação de tratamento para o chamado ‘chorume’ – um composto de água da chuva com o lixo que durante anos foi despejado no aterro e que contaminou o lençol freático, impossibilitando qualquer tipo de plantio ou uso de terras e águas dos arredores.

Entretanto, mesmo com as piscinas que concentram a substância líquida que é considerada tóxica, gravataienses, vizinhos da montanha de lixo – que levará 30 anos para sua completa recuperação e redução dos danos ambientais, vem se queixando do forte odor que corria nas águas de riachos, arroios, que atravessam diferentes propriedades ruais da região.

Continua Depois da Publicidade

Um vídeo, filmado por uma morador do bairro nesta última quarta-feira (30) registrou o momento em que uma mangueira sugava a substância (chorume) e despejava em um canal ao lado, que há metros já passava pelo campo de uma propriedade rural, servindo também de bebedouro para os animais.

Conforme um dos denunciantes, que prefere não ser identificado, a empresa responsável pela gestão do transbordo do chorume já foi flagrada em outras oportunidades despejando os dejetos na água, já que segundo ele, as terras de divisa do aterro são de mata e sem moradias, o que dificulta algum tipo de fiscalização.

Continua Depois da Publicidade

“Em época de chuvas é sempre isso ai. Volta e meia eles largam a mangueira e esse chorume vai embora na água. Só que quando tem muita chuva a água empoça e alaga as propriedades aqui do entorno. Muitos acabam tendo contato com essa água acumulada, e com ela, o chorume. Isso acontece há muito tempo. Já cansamos de denunciar, mas parece que fecham os olhos para o problema”, desabafou o estancieiro.

Fiscalização

A reportagem do Giro de Gravataí conversou com o secretário de Serviços Urbanos de Gravataí, Paulo Garcia. Ele informa que a gestão do local e os processos até que o resíduo seja transportado para foram do Estado é de responsabilidade de uma empresa terceirizada, que conforme apurou a reportagem, trata-se da Mecanicapina, que já possui outros contratos relacionados à limpeza urbana em Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Mesmo assim, segundo Garcia, uma vistoria com a sua presença será feita na manhã desta quinta-feira (01) para que as medidas cabíveis possam ser tomadas, verificando se o despejo ocorre de forma irregular. A reportagem busca também contato com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), responsável pela fiscalização dos processos que ocorrem no Aterro.

Assista

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…