Morador de Gravataí é alvo de operação contra criminosos que se passavam por policiais federais

Morador de Gravataí é alvo de operação contra criminosos que se passavam por policiais federais
Continua Depois da Publicidade
Foto: Polícia Federal/Divulgação

Uma operação da Polícia Federal do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (11) buscou por criminosos que se passavam por policiais federais para aplicar golpes no Estado. O crime se dava principalmente nas redes sociais. Na ação, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, dois deles em Porto Alegre, um em Gravataí e outro em Viamão.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, outros quatro foram cumpridos nas cadeias de Porto Alegre e Canoas. Conforme apurou a reportagem do Giro de Gravataí, o alvo da operação no município foi localizado em uma casa no bairro São Judas Tadeu. Ele possui antecedentes por tráfico de drogas e passagens por roubos a estabelecimentos comerciais e transporte coletivo. Além disso, ele também estava em prisão domiciliar com o uso de tornozeleira.

A investigação teve início em janeiro e identificou indivíduos que se utilizavam das redes para manter contato com as vítimas, utilizando perfis falsos, fazendo-se passar por meninas menores de idade. O golpe já é conhecido no RS, mas na sua grande maioria os criminosos utilizavam de perfis de delegados da Polícia Civil, conforme denunciado pelo Giro de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

A partir do contato inicial, havia o envio de imagens das supostas menores nuas, e, posteriormente, a extorsão com a utilização de perfis falsos de dois policiais federais do Rio Grande do Sul. Os criminosos solicitavam valores para, supostamente, não dar prosseguimento às investigações.

A Polícia Federal já identificou vítimas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco. Os crimes investigados na Operação Dólos são extorsão, associação criminosa e falsa identidade. Dólos, na mitologia grega, é um ser que personifica o ardil, a fraude, a astúcia, as artimanhas e as más ações.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…