• Geral
  • 13 de junho de 2021

Meninos negros são maioria no trabalho infantil, afirma secretário

Meninos negros são maioria no trabalho infantil, afirma secretário
Continua Depois da Publicidade
Sábado foi o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Agência Brasil: O Brasil tinha 1,8 milhão de crianças em situação exploratória de trabalho infantil até 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 65% são meninos negros abaixo de 14 anos, afirmou hoje (11) o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Mauricio Cunha, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Continua Depois da Publicidade

Mauricio Cunha informou que o Brasil é signatário de todas as grandes convenções e tratados sobre trabalho infantil que vigoram na Organização das Nações Unidas e na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo explica Cunha, o trabalho no Brasil é regulamentado a partir de 16 anos. Porem, crianças acima de 14 anos podem exercer atividades como aprendizes, mas com restrições.

Continua Depois da Publicidade

“Historicamente, o trabalho infantil vem diminuindo no mundo todo. No Brasil, a gente tem fortalecido o sistema de garantia de direitos para que essa diminuição seja permanente. Um dado interessante é que, contrariamente a todas as previsões, no Brasil, os números do trabalho infantil caíram em 2020”, explicou.

O secretário lembra, ainda, que há uma diferença entre trabalho doméstico e afazeres domésticos – o primeiro é caracterizado por atividades fora do domicílio e sem contato com membros da família, onde a criança é submetida a uma situação de exploração. “Neste cenário, muda um pouco. Mais de 90% [nesta situação] são meninas”, informou Mauricio Cunha.

Continua Depois da Publicidade

O dia 12 de junho marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar o mundo sobre a exploração de crianças e adolescente.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí está entre as cinco cidades do RS com maior número de imóveis em leilão

Gravataí está entre as cinco cidades do RS com maior…

  Entre os meses de abril e julho, a Caixa Econômica Federal promoverá leilões para mais de 5 mil imóveis retomados…
IBGE aponta aumento de 3,66% no número de habitantes de Gravataí em uma década

IBGE aponta aumento de 3,66% no número de habitantes…

  Nesta quarta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que Gravataí teve um aumento de 3,66% na…
Estudante relata ter sido vítima de racismo em escola de Gravataí

Estudante relata ter sido vítima de racismo em escola…

Atualização, às 20h, 16/3: Em nota enviada ao Giro de Gravataí, a diretora da Escola Carlos Bina, Délia Ramos, informa as…