Maus-tratos a cavalos reduziram em 90% após proibição das carroças em Gravataí

Maus-tratos a cavalos reduziram em 90% após proibição das carroças em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

A Lei Tubiana (4.329/2021), que proíbe a circulação de carroças em Gravataí, resultou na redução de 90% nos casos de cavalos recolhidos com exaustão ou lesões. Desde a sanção da lei, 70 cavalos já foram recolhidos das ruas, do trabalho forçado e da falta de cuidados. O prazo para a circulação de Veículos de Tração Animal (VTA) em área urbana encerrou no final de 2023.

Continua Depois da Publicidade

A proibição sucede a etapa de cadastramento, na qual tanto os cavalos quanto os condutores foram identificados. Nos casos de maus-tratos, os animais eram recolhidos independente de cadastro. Este processo visou observar a presença e as condições dos cavalos que circulam pela cidade, bem como mapear a demanda dos usuários para que pudessem ser encaminhados às políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Diego Moraes, o recolhimento, hoje, é feito por denúncias e em parceria com a Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública, quando os agentes observam veículos de tração animal circulando em local proibido.

Continua Depois da Publicidade

“Estes cavalos (os 70 já recolhidos) foram acolhidos desde a sanção da Lei, mas nem todos foram pela Lei Tubiana, infelizmente alguns casos foram pela falta de cuidado dos tutores. Mas, após a sanção da lei, tivemos uma diminuição de 90% dos maus-tratos aos cavalos em nosso município”, explica Diego, esclarecendo que alguns dos cavalos recolhidos já estão para adoção.

Primeira apreensão de 2024

Continua Depois da Publicidade

O ano já contou com o primeiro recolhimento de cavalo e carroça no município. O caso ocorreu na última sexta-feira (5/1), e usou como base a Lei Tubiana. A ação foi conjunta entre as equipes do Trânsito, Guarda Municipal e Sema. De acordo com o secretário adjunto da Sema e diretor do Departamento de Bem-Estar Animal, Diogo Castilhos, este é o primeiro recolhimento após a proibição total de circulação dos VTAs na cidade.

“Quem infringir a lei, assinará um termo de apreensão e terá o animal e o veículo apreendido. Com esta lei diminuímos, além da questão dos maus-tratos, futuros acidentes. Nestes veículos, a segurança é zero e, em alguns casos, já vimos até crianças conduzindo e dividindo espaço com veículos nas vias”, explica.
A vereadora Márcia Becker, proponente da Lei, aponta que, com o cumprimento da lei, a população não precisará mais ver o sofrimento dos cavalos do asfalto e que eles estarão bem cuidados. “Os animais resgatados passam por avaliação veterinária e são levados para locais seguros, para aposentadoria. São mantidos pela Prefeitura e só podem ser entregues a fiéis depositários para aposentadoria, sem jamais retornarem ao trabalho, usados para procriar ou esportes”, conclui.

Continua Depois da Publicidade

Plataforma de adoção

Foi lançada em outubro de 2023 a nova plataforma de adoção da Unidade de Saúde Animal de Gravataí (USAG), uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí, por meio das Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. Acessando o site, a comunidade pode conhecer os cavalos, gatos e cachorros, disponíveis para encontrar uma família. Na página estarão o nome, idade, temperamento, altura, um breve textinho sobre o pet e se ele é castrado ou não.

Continua Depois da Publicidade

Caso a pessoa se interesse, basta clicar em “Eu quero adotar!”. Então, será aberta uma caixa para colocar nome e e-mail. Em seguida, clicando em continuar, o candidato à adoção será direcionado para o WhatsApp da USAG.
Para adotar um cavalo, é necessário assinar um termo de responsabilidade, passar endereço e fotos do local onde ele ficará. Sendo aprovado, o animal estará apto a ser acolhido em uma nova casa. Você pode acessar a plataforma de adoção neste link.

Denúncia

A denúncia pode ser feita de forma online, telefone (51) 3191-5161 / 3191-5163 ou presencialmente na Rua Annibal Carlos Kessler, 152, no Bairro Moradas do Sobrado – CEP 94180-590. Para mais informações de denúncias ambientais acesse este link.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Uso de correntes em animais nas áreas de risco de catástrofes está proibido em Gravataí

Uso de correntes em animais nas áreas de risco…

  Foi sancionada em Gravataí a Lei 4738/23, que proíbe o uso de correntes ou assemelhados em animais domésticos e domesticados…
Prazo para circulação de carroças em Gravataí encerra na próxima semana

Prazo para circulação de carroças em Gravataí encerra na…

  No dia 24 de novembro, próxima sexta-feira, encerra o prazo para a circulação de veículos de tração animal (VTA), em…
Alertando que maus-tratos a animais é crime, OAB Gravataí organiza 3ª Cãominhada

Alertando que maus-tratos a animais é crime, OAB Gravataí…

  A Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) da OAB Subseção Gravataí organiza a 3ª Cãominhada para o…