• Geral
  • 12 de maio de 2022

Maio Vermelho: USF promove atividades contra o câncer de boca em Gravataí

Maio Vermelho: USF promove atividades contra o câncer de boca em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí está realizando uma série de atividades alusivas ao Maio Vermelho, mês de conscientização sobre o câncer de boca. Nesta quarta-feira (11), a Unidade de Saúde da Família (USF) Princesa Isabel realizou ações tendo em vista a temática da saúde da comunidade municipal.

Continua Depois da Publicidade

“Sempre valorizamos essas atividades em prol da saúde das pessoas. Buscamos sempre ampliar o acesso dos nossos serviços de saúde para os nossos pacientes e agilizar o tratamento, trabalhando com a prevenção, para evitar casos mais graves”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

A enfermeira e coordenadora da USF Princesa Isabel, Genandra Folgiarini, lembrou que, ainda que o câncer de boca seja mais evidenciado e falado durante este mês, a unidade está aberta o ano inteiro para atender pessoas com alguma lesão bucal. No posto, foram colocados à mostra, materiais como painéis, pôsteres, cartazes e materiais informativos alertando sobre o câncer de boca. “As pessoas estão parando para olhar as fotos e o painel. Todo mês montamos painéis, mas, geralmente, é algo ‘bonitinho’ e leve. Dessa vez, elas estão parando para olhar e conhecer a gravidade real que a doença tem, o que pode até assustar”, relatou.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o cirurgião-dentista Fernando Beust, que trabalha na unidade desde 2014, a Prefeitura de Gravataí foca no Maio Vermelho há anos, quando as unidades de saúde municipais fazem ações e atividades alusivas a essa campanha. “Precisamos trabalhar com a prevenção, principalmente, no que diz respeito aos três principais fatores causadores, que são o cigarro, o alcoolismo e a exposição excessiva e sem proteção ao sol. Se não for possível prevenir, que se diagnostique cedo para que a solução não seja tão ruim quanto o problema.”

Conforme o auxiliar de saúde bucal Jean Ricardo Vieira Polidoro, um item que foi reforçado pela unidade, localizada no bairro Parque do Sol, foi o esclarecimento de dúvidas à comunidade sobre o tema. “Ficamos à disposição daqueles pacientes que querem informação sobre alguma lesão e que queiram conversar com a gente. Nós recebemos, acolhemos, conversamos e fazemos essa avaliação já na hora”, disse Jean.

Continua Depois da Publicidade

Emef Princesa Isabel

Durante a tarde desta quarta-feira (11), também houve atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Princesa Isabel, com direito à presença da Banda da Brigada Militar (BM) de Porto Alegre. Na ocasião, as crianças, que carregavam cartazes contendo os malefícios do cigarro, ouviram músicas tocadas pelos militares.

Acompanhada pelo “Cigarrinho” e pela “Dona Morte”, personagens que fazem alusão ao câncer de boca, a coordenadora Genandra salientou aos alunos que eles “devem conversar com as pessoas que amam e dizer a elas que não podem fumar e que, caso seja necessário, busquem auxílio no posto de saúde. Lá há profissionais que as ajudarão. Se a gente não cuidar direitinho da boca, o câncer de boca pode surgir”.

Continua Depois da Publicidade

“Quem fuma, faz queimadura na boca”, disse um dos alunos durante o ensaio.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco para o aparecimento de lesões bucais, estão o tabagismo, o consumo frequente de bebidas alcoólicas, a exposição ao sol sem proteção e a infecção pelo vírus HPV.

Continua Depois da Publicidade

Sintomas

Os principais sintomas do câncer de boca são o surgimento de machucados, feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, assim como sangramentos, inchaços ou dormência em alguma área da boca.

Cuidados

Fique atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração ou aspecto da sua boca até o surgimento de lesões que demoram a cicatrizar. Em caso de suspeitas ou anormalidades, a SMS reforça que os pacientes procurem a unidade de saúde mais próxima para o devido atendimento e encaminhamentos que forem necessários.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…
Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida por aplicativos

Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida…

  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital investiga a morte do morador de Gravataí Rafael Calvetti, de…