Luiz Zaffalon | Planeta Água agoniza

Luiz Zaffalon | Planeta Água agoniza
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí

Podemos iniciar a conversa sobre o dia Internacional da Água assim. Não é o melhor jeito, mas é o que temos.

Continua Depois da Publicidade

Cerca de 750 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e outros 2 bilhões bebem água contaminada. Aqui em Gravataí, quarta economia do Estado do RS, mais de 60 mil pessoas não tem acesso à água tratada. Para piorar o cenário das águas do mundo, poluímos sistematicamente tudo que encontramos pela frente.

Em alguns pontos do nosso Rio Gravataí, uma grande mancha de sujeira e principalmente plásticos, faz parte da paisagem. Iniciamos com pessimismo o tema? Pois bem. Saiu nos jornais há poucos dias o relatório internacional Global Plastics Report, da organização WWF. Ele aborda o impacto do plástico no meio ambiente, na economia e na sociedade.

Continua Depois da Publicidade

Nele o Brasil fica atrás apenas de EUA, China e Índia na produção de lixo plástico. Cada brasileiro gera 150 gramas/dia de resíduo plástico ficando na média mundial. Porém, apenas 1,2% desse resíduo é reciclado. A média mundial é de 9%. Uma das consequências do descarte incorreto é a quantidade deste material que vai parar nos nossos rios. O que acontece com este lixo na nossa aldeia? A parte do Rio Gravataí vai parar no Guaíba e daí para o Atlântico.

O estudo estima que 10 milhões de toneladas de plástico vão parar nos mares à cada ano. Mas o estudo também chama atenção para o fato de que além da quantidade de material visível e que nos impacta sobremaneira, existem pequenos fragmentos chamados de microplásticos, que já são encontrados nos intestinos humanos por meio da ingestão de alimentos e água. Seguidamente assistimos o dano que isto causa aos peixes.

Continua Depois da Publicidade

O Brasil concentra 12% de toda a água doce disponível no mundo, uma das maiores reservas hídricas do Planeta. E o que estamos fazendo pra cuidar deste tesouro? Algumas tímidas ações:

– O Conselho Mundial de Igrejas, promove durante a Quaresma a iniciativa “Sete semanas pela água”. A maioria da nossa população nem sabe disto.

Continua Depois da Publicidade

– Grandes redes de fast-food estão eliminando o canudinho de plástico de suas bebidas. Aqui em Gravataí uma lei foi criada neste sentido. Alguém sabe algo de prático sobre isto?

– No mundo, redes de supermercados cobram caro pelas sacolas plásticas. Algumas nem disponibilizam. Aqui, estes dias, vi sacolas de material reciclável no balcão do supermercado para “vender”. Ou seja, a sacola de plástico era de graça.

Continua Depois da Publicidade

– Garrafas reutilizáveis são novamente a bola da vez. Mas também sem incentivo.

Ou seja, ações existem de forma muito tímida. Parece que as montanhas de plástico e lixo só aumentam. Vemos que os mananciais de água sofrem com a ação deletéria do homem cada vez mais. Quem recicla e trata o meio ambiente de forma adequada não tem incentivos fiscais, por exemplo. Nas campanhas políticas este assunto nem é tratado.

A Corsan e as companhias de água do Brasil desperdiçam 50% da água potável que produzem antes de chegar às torneiras. Ou seja, os “expert´s” em água tratam do negócio principal deles com este desleixo. Esgoto tratado é coisa para poucos e o não tratado vai parar onde? Nos mananciais de água, claro.

Continua Depois da Publicidade

Tá feia a coisa!!! O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, alerta para a necessidade de enfrentarmos as grandes ameaças a esse recurso essencial à vida de forma mais pragmática. A falta d’água para beber será tema cada vez mais presente na nossa vida. A vida depende dela. O Planeta Água pede socorro!!!

Texto: Luiz Zaffalon – Diretor-Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA)
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí foi sede da 1ª Corrida de Obstáculos Noturna do Rio Grande do Sul

Gravataí foi sede da 1ª Corrida de Obstáculos Noturna…

  No último final de semana, a VOM (Viva o Movimento) realizou a 1ª Corrida de Obstáculos Noturna do Rio Grande…
Em Gravataí, Plano Diretor de Drenagem Urbana prevê investimento de R$ 300 milhões

Em Gravataí, Plano Diretor de Drenagem Urbana prevê investimento…

  Adaptando-se às novas realidades climáticas, Gravataí conclui o Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDRU) no…
Gravataiense conquista premiação na Copa de Pesca de Praia, em Cidreira

Gravataiense conquista premiação na Copa de Pesca de Praia,…

  Dezenas de atletas de pesca esportiva se reuniram no domingo (dia 28 de abril), no litoral norte gaúcho. A Copa…