Livro vai contar a história de fé e resiliência de uma professora de Gravataí

Livro vai contar a história de fé e resiliência de uma professora de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Ilustrações da capa e contracapa do livro foram produzidas por Karina Pedroso.

Admiração, respeito, amizade, carinho e confiança. Era o que alunos e colegas sentiam pela professora Mirian de Castro Morales dos Santos, que faleceu em agosto de 2020, vítima de Covid-19. Hoje, eles convivem com a saudade e as lembranças dos bons ensinamentos deixados pela educadora. Em homenagem à ela, os familiares produziram um livro, que será lançado na Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, no próximo sábado (5/11).

Continua Depois da Publicidade

A publicação traz a biografia, depoimentos de pessoas que foram inspiradas por ela a trabalhar com o público infantojuvenil, além de QR Code para outros conteúdos, como uma playlist de músicas importantes para Mirian. A homenageada estava à frente do projeto musical da instituição de ensino, onde lecionava para as séries iniciais. Conforme a família, mais de duas décadas foram dedicadas pela profissional à educação.

A obra foi escrita por Taieli Morales, uma das filhas de Mirian, e intitulada Mãe de Multidões, uma referência à personalidade acolhedora e afetuosa da educadora, que amava trabalhar com a garotada. “Ela foi órfã, mas mãe de muitos. Abraçou muitas crianças e adolescentes. Temos vários relatos desse cuidado, acolhimento, do papel de mãe. Muitas gerações foram amadas e protegidas por meio da fé e educação”, comenta a autora, que também é professora.

Continua Depois da Publicidade

Antes de trabalhar em escolas, a docente desenvolvia projetos na igreja. Além de uma “mãezona” para Taiani, Tailiz, Taieli e Jônatas, Mirian estava sempre disposta a mostrar para as crianças e adolescentes, principalmente para os que se encontravam em situação de vulnerabilidade social, que o futuro podia ser maravilhoso. “Ela era uma pessoa muito determinada e sempre compreendeu que a educação e a fé poderiam modificar a vida das pessoas”, frisa a escritora.

Segundo Taieli, a ideia de produzir um livro sobre a trajetória da mãe era antiga. “Antes mesmo da pandemia, da situação de caos, eu já dizia para ela que era muito importante que contasse a sua história de resiliência, do que a fé e educação tinham feito na vida dela, da possibilidade de se reinventar como pessoa, de voltar a estudar e ter a perspectiva de melhora no futuro, com muita garra e fé. É uma história de superação, de uma brasileira comum que pôde motivar a muita gente”, relata.

Continua Depois da Publicidade

A venda do livro possibilitará que os recursos sejam aplicados em ações sociais e educativas que a professora realizava. Exemplares de Mãe de Multidões poderão ser adquiridos na editora LaSalle, diretamente com a autora e, após o lançamento, pela Amazon.

O evento no Ponche Verde ocorrerá das 9h às 12h e contará com apresentações especiais em homenagem à Mirian. A escola, que inaugurou este ano uma sala multimídia com o nome da profissional, fica na Rua Gaspar Lemos, 82, no bairro Cohab B.

Continua Depois da Publicidade
Mirian dedicou mais de 20 anos à educação e projetos sociais. Foto: Maximiano Fotografia
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morte de professora por coronavírus comove a comunidade escolar em Gravataí

Morte de professora por coronavírus comove a comunidade escolar…

São centenas de manifestações, desde as primeiras horas da manhã, quando a escola do Ponche Verde, em Gravataí, informou oficialmente a…