Jovens aprendizes ocupam mais de 124 mil vagas no primeiro trimestre

Jovens aprendizes ocupam mais de 124 mil vagas no primeiro trimestre
Continua Depois da Publicidade

Balanço do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (4), mostra que 124.730 jovens foram contratados como aprendizes de janeiro a março deste ano. O estado que mais contratou jovens nesse período foi São Paulo (36,1 mil), seguido de Santa Catarina (12,6 mil), Minas Gerais (11,4 mil), Rio de Janeiro (11,3 mil) e Rio Grande do Sul (10,9 mil).

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a Lei de Aprendizagem Profissional (Lei 10.097/2000), todas as empresas de médio e grande portes devem manter em seus quadros de funcionários adolescentes e jovens ba faixa de 14 a 24 anos (exceto para aprendizes com deficiência, para os quais não há limite máximo de idade), na modalidade aprendiz, com cotas que variam de 5% a 15% por estabelecimento.

No total, o Brasil registra mais de 3,3 milhões de aprendizes contratados desde 2005, quando a norma foi regulamentada. É obrigatório que os jovens contratados estejam frequentando o ensino regular, caso não tenham concluído o ensino médio, e matriculados em algum programa de aprendizagem profissional. A remuneração tem como base o salário mínimo, atualmente em R$ 954, mas é proporcional ao número de horas cumpridas.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o diretor de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira, o balanço prévio mantém o ritmo de contratação dos anos anteriores. “O Brasil vem tendo um aumento na aprendizagem profissional desde a sua criação, mas os números poderiam ser melhores. Ainda é um desafio convencer os empregadores de que contratar aprendiz pode ser vantajoso para as empresas”, disse Vieira.

Setores e ocupações

Continua Depois da Publicidade

Entre os setores que mais contrataram aprendizes no primeiro trimestre do ano estão a indústria da transformação, com 41.098 admissões, e o comércio, com 27.556.

As ocupações nas quais os jovens tiveram mais oportunidade foram as de auxiliar de escritório e assistente administrativo. Mais de 50% de todas as contratações ocorreram nessas áreas. Tiveram destaque também as funções de mecânico de manutenção de máquinas, vendedor do comércio varejista e repositor de mercadoria.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos para melhor qualidade de vida

Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos…

  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo 2022, indicam que Gravataí possui mais de 265…
André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho, que é pura generosidade

André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho,…

  “Diga lá, meu coração, conte as histórias das pessoas nas estradas desta vida […]” Ouvindo atentamente a letra da canção…