Gravataí segue ofertando vasectomia gratuita; saiba os mitos e verdades do procedimento

Gravataí segue ofertando vasectomia gratuita; saiba os mitos e verdades do procedimento
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Gravataí segue ofertando vasectomia gratuita; saiba os mitos e verdades do procedimento, ID: 67162

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

Procedimento retomado no início do último ano em Gravataí, a vasectomia, diferentemente do que muitos homens pensam, é relativamente simples e não afeta o desempenho sexual. Encaminhada via unidade de saúde,  a cirurgia é permitida àqueles com mais de 21 anos ou que tenham pelo menos dois filhos vivos.

Continua Depois da Publicidade

Para realizar a vasectomia, o homem recebe apenas uma anestesia local. Após isso, é feito um pequeno corte no saco escrotal para que o médico possa ter acesso aos canais deferentes. O médico, então, corta e amarra esses vasos e, posteriormente, fecha o saco escrotal, não sendo necessário nenhum corte na região do pênis.

Quem pode realizar a vasectomia 

Continua Depois da Publicidade

A coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliana Fontoura, lembra que recentemente foi reduzida a idade para a realização da cirurgia. Agora, conforme a Lei 14.443/2022, homens que não desejam ter filhos podem fazê-la aos 21 anos ou desde que tenham dois ou mais filhos vivos.

Antes disso, o procedimento só era permitido a maiores de 25 anos. Além disso, não há mais a exigência do consentimento do cônjuge para a realização da vasectomia.

Continua Depois da Publicidade

Como realizar o procedimento

Primeiramente, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e manifestar o interesse de realizar a vasectomia. O profissional da saúde irá fazer o cadastro no Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem). A partir daí, a Central de Marcação de Consultas (CMC) irá convocar o responsável para, no Centro Municipal de Saúde (CMS), receber uma palestra com a enfermagem local, a fim de tirar as dúvidas e receber as primeiras orientações.

Continua Depois da Publicidade

Após esse primeiro momento, o homem tem 60 dias para pensar se realmente quer fazer o procedimento. Depois disso, ocorre a assinatura de um termo de consentimento para a realização da cirurgia. Por fim, o Hospital Dom João Becker (HDJB) realiza o procedimento e orienta o paciente sobre o pós-operatório.

É importante ressaltar que, após três meses da cirurgia, o paciente deve procurar a unidade de saúde de referência, onde será solicitado o exame de espermograma. Isso ocorre para ter a certeza de que não existem espermatozoides viáveis e que o procedimento teve sucesso.

Continua Depois da Publicidade

Pré e pós-operatório

Não é necessário nenhum cuidado especial antes da cirurgia em vasectomia. Não há restrições quanto à alimentação e à ingestão de líquidos. A pessoa pode, inclusive, ir dirigindo o próprio veículo para o hospital. Os pacientes também podem ter relações sexuais normalmente.

É recomendado, já no pós-operatório, que o homem não faça grandes esforços dentro de três a cinco dias. Após sete dias, pode voltar a ter relações sexuais. E, após quatorze dias, realizar atividades físicas e esportes.

Continua Depois da Publicidade

Também é importante ressaltar que, durante aproximadamente três meses e 25 ejaculações, o paciente ainda estará produzindo espermatozoides, que ficam armazenados em um depósito do organismo, com risco de gravidez. Nesse período, o casal ainda deve manter os cuidados anteriores à operação utilizando os métodos contraceptivos necessários.

Confira dez mitos e verdade sobre vasectomia 

1 – Vasectomia causa impotência: Mito

Diferentemente do que muitos homens pensam, a vasectomia não interfere na produção de hormônios masculinos nem influencia no desempenho sexual

2 – Não é necessário mais o uso de preservativos: Mito

A vasectomia não previne contra qualquer infecção sexualmente transmissível (IST), como sífilis, HIV e hepatites B e C. Por conta disso, é necessário o uso de preservativos mesmo após o procedimento, tanto para o homem quanto para a mulher.

3 – A vasectomia é reversível: Verdade

Apesar de ser considerada um método definitivo, a vasectomia pode, em alguns casos, ser revertida. No entanto, a reversão da vasectomia apresenta uma baixa taxa de sucesso. Daí a importância de se ter certeza da decisão antes de optar pelo procedimento.

4 – É uma cirurgia complicada: Mito

A cirurgia de vasectomia é considerada extremamente simples e rápida. É uma cirurgia ambulatorial, onde o homem estará liberado para retornar para casa no mesmo dia. A pessoa pode, inclusive, dirigir o próprio veículo para o hospital. Também não são necessárias restrições alimentares

5 – A cirurgia de vasectomia é mais simples que a laqueadura: Verdade

A vasectomia é, de fato, um procedimento mais simples que a laqueadura, tendo em vista que a laqueadura é um processo invasivo e a mulher deve ficar internada por um ou dois dias no hospital. A SMS ressalta, no entanto, que ambos os procedimentos são eficazes.

6 – Há a possibilidade de engravidar a mulher mesmo após a vasectomia: Verdade

Ainda que raro, é possível engravidar após vasectomia, principalmente nos 60 primeiros dias após o procedimento. Após esse período, a gravidez pode ocorrer devido à falha técnica ou recanalização dos canais deferentes.

7 – A produção de espermatozoides continua: Verdade

O paciente continua produzindo espermatozoides normalmente, já que não há interferência na produção, mas sim na interrupção dos canais deferentes.

8 – A ejaculação fica comprometida: Mito

Outra ideia bastante difundida erroneamente, a vasectomia não afeta a ejaculação. A quantidade e o aspecto do líquido ejaculado não se alteram, tampouco a produção de testosterona é afetada com essa cirurgia.

9 – Vasectomia reduz o desejo sexual: Mito

A vasectomia não tem nenhuma relação com a perda da libido ou com o desempenho sexual, apenas com a reprodução.

10 – Vasectomia é o mesmo que castração: Mito

A castração física trata-se da remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores. Ou seja, é feita a retirada dos testículos, ou de toda a genitália masculina, envolvendo até mesmo o pênis. Por outro lado, a vasectomia é minimamente invasiva e se limita a um pequeno corte no saco escrotal.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…