• Tempo
  • 19 de julho de 2023

Gravataí registrou mínima de 1,5ºC nesta madrugada; frio segue em todo o RS

Gravataí registrou mínima de 1,5ºC nesta madrugada; frio segue em todo o RS
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta quarta-feira, o frio permaneceu intenso, como previsto, resultando em mínimas muito baixas na região metropolitana de Porto Alegre. Novamente, Porto Alegre e suas áreas adjacentes registraram temperaturas geladas, sendo que pela segunda vez consecutiva, a Grande Porto Alegre teve mínima próxima de 0ºC.

Continua Depois da Publicidade

Na capital gaúcha, a temperatura variou consideravelmente entre os diversos microclimas urbanos e rurais, especialmente na região Sul da cidade. Na estação climatológica de referência do Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no bairro Jardim Botânico, a mínima oficial desta quarta-feira foi de 6,2ºC.

O ponto mais frio em Porto Alegre foi registrado na estação da Secretaria da Agricultura (Climagro), no bairro Lami, onde a mínima foi de 1,0ºC, ligeiramente acima dos 0,3ºC observados ontem. Em Belém Novo, no aeroclube, também na região Sul da cidade, a temperatura foi de 3,3ºC, um pouco acima dos 3,0ºC de terça-feira. 

Continua Depois da Publicidade

Na zona Norte, no Aeroporto Salgado Filho, a temperatura mínima chegou a 5,7ºC. Na região metropolitana, o amanhecer desta quarta-feira também foi extremamente frio. Em Viamão, a temperatura desceu para 0,6ºC no final da madrugada, enquanto Gravataí registrou mínima de 1,5ºC. Em Canoas, na base aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), a estação meteorológica anotou mínima de 3,3ºC.

O intenso frio desta terça-feira é resultado de uma poderosa massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.035 hPa, localizado a leste do Uruguai e do Rio Grande do Sul durante a madrugada de hoje. 

Continua Depois da Publicidade

A madrugada de hoje marcou o final das temperaturas extremamente baixas deste episódio. Embora ainda faça frio, o começo da quinta-feira deve apresentar mínimas de até 4ºC ou 5ºC mais altas do que as observadas hoje e ontem. 

A partir da sexta-feira, uma massa de ar mais quente se instalará na região metropolitana de Porto Alegre, elevando as temperaturas mínimas para esta época do ano e tornando as madrugadas mais amenas.

Continua Depois da Publicidade

Após esse evento de frio intenso, a análise dos dados dos modelos meteorológicos realizada pela MetSul Meteorologia não indica a ocorrência de nenhuma incursão forte de ar polar na área de Porto Alegre e região metropolitana nos próximos dez a quinze dias, o que sugere que o período mais frio de julho está chegando ao fim.

*Com informações da MetSul 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí já recebeu mais de 32 ônibus com desabrigados de outras cidades

Gravataí já recebeu mais de 32 ônibus com desabrigados…

  O prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon, em um vídeo publicado nas redes sociais na noite desta segunda-feira (06), atualizou as…
Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…