Gravataí pode ganhar um posto de coleta de sangue ainda este ano

Gravataí pode ganhar um posto de coleta de sangue ainda este ano
Continua Depois da Publicidade
Prefeitura e Santa Casa estão em tratativas para oferecer o serviço no Hospital Dom João Becker. Foto: Divulgação

Demanda há décadas solicitada por aqueles que frequentemente ajudam a salvar vidas, a instalação de um posto de coleta de sangue no Hospital Dom João Becker (HDJB) está em tratativas entre a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade

A exemplo de outros serviços já em andamento, como a Nova Emergência SUS, a expectativa é de que a criação do serviço ocorra ainda em 2023.

“Hoje, para doar sangue, as pessoas precisam ir a Porto Alegre. Esta é uma decisão que certamente trará facilidades aos doadores e aumentará a oferta de sangue, produto vital na salvação de vidas e recuperação dos pacientes necessitados”, destaca o prefeito Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

Por conta disso, a Prefeitura afirma que não vai medir esforços para que o projeto saia do papel. No último mês, o vice-prefeito, Dr. Levi Melo, esteve reunido com a superintendência do HDJB a fim de detalhar os pormenores para que seja possível viabilizar a criação do posto de coleta de sangue.

Para atingir o equilíbrio e poder atender à demanda local, o Dom João Becker necessita de, pelo menos, 250 bolsas de sangue por mês. No entanto, devido à falta do posto no município, esse número não é alcançado.

Continua Depois da Publicidade

Atualmente, o hospital disponibiliza, em parceria com a empresa Sogil, transporte gratuito para as pessoas que desejam realizar esse gesto de solidariedade. Sempre na última quarta-feira do mês, um ônibus sai do hospital, às 7h50min, em direção à Santa Casa de Porto Alegre, onde é feita a coleta.

Para a implementação do posto de coleta, algumas adequações são necessárias, como a criação de salas de triagem, coleta e lanche, além da aquisição de poltronas. Também é imprescindível a compra de homogeneizadores, seladora e centrífuga, entre outros equipamentos específicos para a atividade.

Continua Depois da Publicidade

“Estamos em um município em franco crescimento populacional, portanto, com cada vez mais pessoas precisando de sangue. Esse serviço representa mais um importante movimento pela saúde dos gravataienses”, comenta o superintendente do HDJB, Antonio Weston.

*Com informações da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mais uma edição do Curso de Pais ocorrerá em Gravataí; inscrições estão abertas

Mais uma edição do Curso de Pais ocorrerá em…

  O Hospital Dom João Becker (HDJB) promove, nesta sexta-feira, 26 de abril, das 15h às 17h, mais uma edição do…
Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em Gravataí

Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em…

  No próximo sábado, 20 de abril, a Associação Novo Horizonte  irá promover a 7ª edição da Caminhada de Conscientização pelo…
Edição da Marcha para Jesus em Gravataí encerrará com show da banda Morada

Edição da Marcha para Jesus em Gravataí encerrará com…

  No dia 11 de maio, a Associação Gravataiense de Pastores Evangélicos (Ágape) irá promover a Marcha para Jesus 2024. Com…