• Geral
  • 19 de fevereiro de 2024

Gravataí é reconhecida pela Fepam por ações ambientais em aterro sanitário

Gravataí é reconhecida pela Fepam por ações ambientais em aterro sanitário
Continua Depois da Publicidade

 

A Prefeitura de Gravataí recebeu um parecer favorável da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) referentes as ações ambientais desenvolvidas no Aterro Sanitário Santa Tecla, desativado desde junho de 2013. O reconhecimento ocorre no âmbito do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), uma vez que, mesmo fora de operação, o aterro continua produzindo chorume, líquido escuro e tóxico resultante da decomposição do lixo, exigindo monitoramento.

Continua Depois da Publicidade

Durante mais de 15 anos, a área de 12 hectares recebeu resíduos do próprio município, além de Porto Alegre, Esteio e Cachoeirinha. Após a desativação, a área está em processo de monitoramento e recuperação. O trabalho da administração municipal inclui o envio semestral de relatórios de monitoramento, adequações estruturais, estudos geotécnicos, geológicos e climáticos, além de análises de água subterrânea e superficial. Em dezembro de 2020, foi implementada no local a primeira estação de tratamento do chorume do Rio Grande do Sul, visando mitigar impactos ambientais.

“O parecer da Fepam é um reconhecimento ao trabalho da administração no Aterro Sanitário Santa Tecla, que está dentro do nosso compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade sob vários aspectos. Estamos também fazendo ações para ampliar a coleta seletiva, a fim de que menos resíduos tenham que ser enviados para aterros sanitários e possam ser reciclados”, avalia o prefeito Luiz Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

O documento da Fepam destaca, conforme o secretário-substituto de Serviços Urbanos, Laone Pinedo Guimarães, o avanço do projeto desenvolvido no aterro, passando da fase 2 diretamente para a fase 4, o que significa que não há necessidade imediata de uma investigação detalhada ou apresentação de projeto de remediação, mas o prosseguimento do monitoramento, conforme estipulado no licenciamento.

Entre as ações realizadas, além da implementação da estação de tratamento do chorume no próprio local, destaca-se a reconstituição de aproximadamente um quilômetro de drenos obstruídos, a substituição de flares (queimadores de gás) e a implementação de calhas para direcionamento das águas pluviais.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Tradicional Festa do Porco é organizada para setembro em Gravataí

Tradicional Festa do Porco é organizada para setembro em…

  No dia 3 de setembro, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância do Gravatá realiza Festa do Porco, que já…
Estudo da Fepam aponta comprometimentos críticos no Rio Gravataí

Estudo da Fepam aponta comprometimentos críticos no Rio Gravataí

Após estudo realizado em 25 bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontou que…
Especial Santa Tecla | Esporte, negócios e tradição no comércio

Especial Santa Tecla | Esporte, negócios e tradição no…

Na penúltima reportagem da série destacamos a prática esportiva e alguns dos estabelecimentos comerciais mais populares da região. A paixão do…