Gravataí contará com representante no 35º Entrevero Cultural dos Peões do RS

Gravataí contará com representante no 35º Entrevero Cultural dos Peões do RS
Continua Depois da Publicidade

 

Entre os dias 18 e 20 de abril, Henrique Gehres Moraes, de 17 anos, irá representar Gravataí no 35º Entrevero Cultural dos Peões do Rio Grande do Sul, na cidade de Entre Ijuís. O jovem, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aldeia dos Anjos, irá participar na categoria Guri (de 13 a 17 anos).

Continua Depois da Publicidade

Henrique, que já recebeu o prêmio de Piá Farroupilha RS em 2019, conta que a expectativa é alta e que espera trazer o título para Gravataí. “Mesmo não sendo natural daqui, essa cidade me acolheu e sinto o dever de representá-la da melhor forma, pois toda minha preparação foi aqui”, conta.

Ele explicou, ainda, que dentro do seu CTG, competiu pela faixa de idade, onde foi intitulado como Guri Farroupilha da Primeira Região. Com isso, teve a oportunidade de concorrer ao nível regional, ganhou este concurso e agora participará do estadual.

Continua Depois da Publicidade

Sobre o Entrevero e o concurso:

O Entrevero anualmente realiza a escolha de jovens associados de entidades filiadas ao MTG (Movimento de Tradições Gaúchas), representantes da cultura, das habilidades artísticas, campeiras, de artesanato, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural gaúcha. O concurso compreende habilidades em provas artísticas e culturais de forma escrita e oral, além da participação em eventos de vivência tradicionalista.

Continua Depois da Publicidade

Os participantes serão apresentados a um relatório que valerá 10 pontos por participação anual dos competidores de, no mínimo, dois eventos regionais, culturais E de entidades, promovidos pelo MTG. Além disso, haverá uma prova objetiva de 20 questões, sobre história, geografia, regionalismo, tradição, tradicionalismo e o folclore do Rio Grande do Sul.

A prova artística será dividida em duas partes. A primeira será a prova oral da pesquisa cultural realizada pelos participantes sobre a temática: relhos, rebenques, mangos e assemelhados (que são peças da encilha usada pelo gaúcho). Em segundo momento ocorre outra parte da prova oral, que tem um tema sorteado, no qual os participantes terão cerca de 20 a 25 minutos para se prepararem sobre o tema e responder.

Continua Depois da Publicidade

Por último, serão realizadas dois tipos de danças: de salão (como milonga, rancheira, etc) e danças tradicionais como as dançadas nas invernadas (constituição da prova artística – prova escrita de manhã e prática à tarde).

Sábado será destinado para a prova campeira (provas à cavalo e de galpão). Pela noite, haverá o baile com o resultado.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataiense realiza vaquinha para ajudar a filha, que aguarda cinco anos por cirurgia

Gravataiense realiza vaquinha para ajudar a filha, que aguarda…

  Após cinco anos na espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a gravataiense Érica Lopes Ramos iniciou uma vaquinha online…
Gravataiense de 12 anos é uma das promessas da música nativista no RS

Gravataiense de 12 anos é uma das promessas da…

  Com cinco premiações na categoria Intérprete Solista Vocal em rodeios de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, um gravataiense…
Gravataiense integra elenco de espetáculo em destaque no 25º Porto Verão Alegre

Gravataiense integra elenco de espetáculo em destaque no 25º…

  Nos dias 1 e 2 de fevereiro, o espetáculo “Nós” será destaque na programação do 25º Festival Porto Verão Alegre.…