Gravataiense de 12 anos é uma das promessas da música nativista no RS

Gravataiense de 12 anos é uma das promessas da música nativista no RS
Continua Depois da Publicidade

 

Com cinco premiações na categoria Intérprete Solista Vocal em rodeios de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, um gravataiense de apenas 12 anos desponta como uma das promessas da música nativista. Miguel Nascimento Ricardo, que é o atual campeão do Festmirim, gravou, recentemente, suas primeiras canções em estúdio.

Continua Depois da Publicidade

Nascido e criado numa família que cultiva as tradições gaúchas com veemência, Miguel descobriu cedo a paixão pela música. Conforme o intérprete, foi através de DVDs de cantores tradicionalistas que aprendeu a falar e, consequentemente, a cantar. “Minha mãe conta que dos três filhos dela, eu fui o que mais demorou a pronunciar as primeiras palavras, foi então que ela teve essa ideia de me colocar para ouvir músicas gaúchas e eu passei a desenrolar a língua”, relata.

Miguel aprendeu a falar ouvindo músicas tradicionalistas. Foto:

Após as primeiras palavras, o menino, que integra uma família de músicos, teve seu primeiro contato com o palco aos 4 anos de idade. Fã da Família Ortaça, durante um show no CTG Pialo da Saudade, Miguel e seu irmão, o gaiteiro Pedro Nascimento, acharam uma forma de entrar no camarim e expressar a admiração pelo grupo musical.

Continua Depois da Publicidade

“Nesse encontro, eles perguntaram qual era a minha música preferida e eu respondi: Meu Canto. O que eu não esperava era que fossem me chamar pra cantar no palco. Foi inesquecível, pois o Dom Ortaça me colocou em seu colo pra cantar, enquanto o Gabriel Ortaça tocava para nós. Depois também chamaram meu irmão e foi um prazer imenso. Com certeza, um baita incentivo que eu tive”, salienta o guri, que representa o CTG Carreteiros da Saudade.

A partir desse momento, o interesse que já cultivava pela música tradicionalista se tornou ainda mais profundo. O garoto começou a estudar, a se aprimorar e participar de rodeios pelo estado. Além disso, aprendeu a tocar violão com o irmão mais velho, que sempre incentivou a carreira musical.

Continua Depois da Publicidade
Além de incentivar o irmão, o gaiteiro Pedro Nascimento também ensinou Miguel a tocar violão. Foto: Divulgação

“O Pedro sempre me ajudou tocando em apresentações, shows, participações e, principalmente, em rodeios. O apoio dele é fundamental, pois me sinto mais seguro nas competições. Ele me ensinou a tocar violão e, às vezes, até pego a gaita dele e arrisco algumas notas, mas o meu forte mesmo é como intérprete. Já participei de alguns rodeios e graças a Deus obtive bons resultados e alguns troféus”, celebra o jovem cantor.

Além do importante título no Festmirim, Miguel também conquistou premiações como melhor intérprete em rodeios de Campo Bom, Osório e Gravataí. Recentemente, inclusive, ficou em segundo lugar como Solista Peão Mirim no Rodeio Internacional de Vacaria, onde foi avaliado por vários artistas que admira.

Continua Depois da Publicidade
Miguel teve a oportunidade de se apresentar ao lado de Ricardo Bergha durante um evento. Foto: Divulgação

“Os rodeios e os eventos são sempre recheados de experiências marcantes. Eu nunca imaginei que iria cantar na frente de artistas consagrados, como foi nesse último rodeio, por exemplo. Uma vez, tive a oportunidade de cantar com Ricardo Bergha e foi uma experiência incrível, pois o admiro muito. É claro que ainda tenho sonhos pra realizar, como um dia poder dividir o palco com Luiz Marenco. Mas o simples fato de poder cantar, seja músicas gaúchas ou sertanejas, já me deixa muito feliz”, revela.

Miguel também sonha em se apresentar nos festivais culturais e tradicionalistas da região. Por conta disso, o gravataiense esteve, há algumas semanas, pela primeira vez, num estúdio para a gravação de duas canções que servirão como inscrição em festivais. “Estamos nos dedicando e espero que dê certo, pois as músicas estão sendo preparadas com muito carinho”, frisa.

Continua Depois da Publicidade
O intérprete tem gravado canções para poder se inscrever em festivais. Foto: Divulgação

Para acompanhar o início da carreira musical do gravataiense e ficar por dentro dos shows, apresentações, rodeios e tertúlias que irá participar, siga o @miguelnascimentoricardo no Instagram.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…
Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário de Glorinha

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário…

  No mês de maio, o município de Glorinha completa 36 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretaria…
Rodeio do Mercosul começa hoje em Gravataí; confira as atividades e bailes da noite

Rodeio do Mercosul começa hoje em Gravataí; confira as…

  Nesta quinta-feira (4), inicia o tradicional Rodeio Internacional do Mercosul, em Gravataí. Esta, que será a 26ª edição do evento,…