Governo já tem empresa que fará a restauração de casarão que foi senzala em Gravataí

Governo já tem empresa que fará a restauração de casarão que foi senzala em Gravataí
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Governo já tem empresa que fará a restauração de casarão que foi senzala em Gravataí, ID: 44832

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
Casarão dos Bina está em pé a mais de 140 anos. Foto: PMG/Divulgação

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na tarde desta quinta-feira, 25, a ordem de início de serviços para a intervenção e restauração do Casarão dos Bina – edificação que já foi sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) e que, atualmente, está interditada pela Defesa Civil por apresentar risco aos ocupantes.

Continua Depois da Publicidade

A empresa responsável por elaborar todo o estudo e projeto do restauro é a Volpatto & Manica Arquitetos Associados LTDA que, contratualmente, possui o prazo de 120 dias para entregar todos os documentos que nortearão as obras no local. “Esse sempre foi um desejo meu, que o passado da nossa cidade seja respeitado. Conheço o que ocorreu no Casarão dos Bina, mas acho importante preservarmos a história para não repeti-la. A tradição e a cultura são fundamentais para o crescimento da nossa comunidade”, afirmou o prefeito Zaffa.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da FMMA, Diego Moraes, cabe à empresa contratada fazer todo o levantamento do estado atual da edificação, o que é necessário fazer e de que forma fazer o restauro, quais os materiais que deverão ser utilizados, quais cores podem ser usadas e, ainda, o valor estimado da obra. “Só após termos todos estes dados é que faremos a licitação da execução da obra, que deverá seguir fielmente o projeto, por se tratar de uma revitalização e não de uma reforma”, explicou.

Continua Depois da Publicidade
Foto: PMG/Divulgação

Após concluída a revitalização do Casarão dos Bina, o local abrigará uma escola permanente de educação ambiental. “Com isso, além de contarmos bem o nosso passado, estaremos construindo, neste local, o nosso futuro, já que a educação ambiental é fundamental para que tenhamos uma cidade e, porque não dizer, um planeta habitável para as próximas gerações”, destacou o prefeito Zaffa, que é um entusiasta de todo este trabalho, desde quando foi diretor-presidente da FMMA, no governo do ex-prefeito Marco Alba.

Com cerca de 140 anos de história, o Casarão dos Bina está localizado na Rua Carlos Bina, no bairro Moradas do Sobrado. O prédio, construído em 1882, possui ainda espaços que serviram de senzalas e, hoje, faz parte da sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente. Participaram do momento da assinatura, o diretor-presidente da FMMA, Paulo Moreira, o diretor de Bem-Estar Animal, Diogo Castilhos, o engenheiro da prefeitura Marcus Vinícius Azevedo da Silva e representantes da empresa contratada.

Continua Depois da Publicidade

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…