Giro Colorado | Há 52 anos, o povo ergueu um Gigante sobre as águas

Giro Colorado | Há 52 anos, o povo ergueu um Gigante sobre as águas
Continua Depois da Publicidade
Beira-Rio foi inaugurado no dia 6 de agosto de 1969. Foto: Internacional/Arquivo

Duvidaram de nós! Quando recebemos um terreno no Guaíba, ainda não aterrado, fizeram piadas, disseram que teríamos boias cativas. Duvidaram da torcida do Clube do Povo. Erraram feio. Erguemos um Gigante onde antes só havia água. Quando faltou dinheiro, doamos cimento, tijolos, fizemos acontecer o impossível.

Continua Depois da Publicidade

Em 6 de abril de 1969, há exatamente 52 anos, era inaugurado o Estádio José Pinheiro Borda, o Gigante da Beira-Rio. Na época, o maior estádio particular do mundo. Só a construção da nossa casa já é um feito mais que relevante. Mas se o Inter construiu um estádio gigante, foi morando ali, às margens do Guaíba, que rompemos todas as barreiras e vencemos tudo.

Quando eu era criança, ouvia os mais velhos falando sobre o único facho de luz no campo, que brilhou exatamente na cabeça de Don Elias Figueroa, no momento em que conquistávamos o Brasil. Também foi ali que a torcida do Corinthians tentou repetir a invasão ao Maracanã, mas teve que amargar os gols de Dadá e Valdomiro. Naquele campo, jogou o time que nunca perdeu. Eu era muito pequeno e não pude ver o pênalti incrivelmente bem batido por Célio Silva.

Continua Depois da Publicidade

Em agosto de 2006, dormi no pátio do Gigante para comprar meu ingresso para a final contra o São Paulo. Durante a madrugada, caminhei ao redor do estádio, não era o único a pernoitar lá. Vi gente dormindo em carrões, em barracas, cadeiras de praia, deitadas apenas sobre cobertas velhas e um velhinho tapado com jornal. Todos tinham o mesmo objetivo. Fomos compensados com os gols do Tinga e do Fernandão.

Tenho certeza que todos que estão lendo já viveram inúmeras histórias na nossa casa. Um estádio vivo, que ruge, que infinitas vezes fez a diferença, tanto em momentos difíceis, como em momentos de glória. Há mais de um ano não podemos estar lá. A saudade é grande, mas não é maior que o orgulho de nossa casa, que hoje completa mais um ano. Feliz Aniversário, Beira-Rio.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Inter/Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove ação de Páscoa 

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove…

  O Grupo Social Onze Solidário, ligado ao Grêmio Esportivo Onze Unidos, irá realizar uma ação de Páscoa com foco nos…
Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças em Cachoeirinha

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças…

  Com objetivo de fazer mais de 500 crianças felizes, o Grupo de Ação Social Solidária do Onze Unidos promove uma…
Giro Colorado | E se chama Inter essa loucura. É um sentimento. Para mim, uma religião

Giro Colorado | E se chama Inter essa loucura.…

Provavelmente meu editor publicará este texto na manhã de quarta-feira (06). Escrevo durante a madrugada, faltam seis minutos para as 2h.…