Gestão de Gravataí em 2020 recebe a avaliação de excelência do Índice Firjan

Gestão de Gravataí em 2020 recebe a avaliação de excelência do Índice Firjan
Continua Depois da Publicidade
Prefeito da cidade em 2020, Marco Alba conversou com a reportagem do Giro de Gravataí. Foto: PMG

A gestão fiscal de Gravataí em 2020 foi considerada de excelência pelo índice Firjan. A avaliação é composta por indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. Após a análise de cada um deles, cada município é classificado em um dos conceitos do estudo: gestão crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), gestão em dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa gestão (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) e gestão de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto).

Continua Depois da Publicidade

Gravataí conquistou 1,000 pontos em Autonomia, Gastos com Pessoal e Investimentos. A nota mais baixa ficou em Liquidez, atingindo 0,4072 pontos. A nota total do município ficou em 0,8518, considerada de excelência. A nota foi comemorada pelo ex-prefeito do município Marco Alba, que era o gestor no período. “É um momento de alegria, é um presente para Gravataí a gente alcançar esses índices de excelência”, avalia em entrevista ao Giro de Gravataí.

Segundo Marco, a classificação é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. “Quando assumimos o governo estávamos entre os últimos. Tínhamos uma dívida consolidada de 62% em 2012. Fizemos um orçamento realista, pagamos as dívidas, paramos de gastar mais do que arrecadávamos. Aos poucos, nesses nove anos, fomos arrumando a casa e chegamos a este índice”, relembra.

Continua Depois da Publicidade

O ex-prefeito acredita que o município tem uma tendência de seguir melhorando. “Estamos em um momento excepcionalmente diferente do que vivíamos há 10 anos. Quebramos o paradigma do modelo populista ou de governar pensando na próxima eleição. Gravataí tem que seguir neste caminho”, argumenta.

Quanto à Liquidez, único critério de avaliação em que a cidade teve nota menor, para Marco, pesaram as dívidas do passado. “Estávamos atrasados, tínhamos um passivo elevado, tem precatórios que ainda são escombros da gestão do PT. Nós não deixamos nenhum precatório. Acredito que seguindo neste caminho, alcançaremos o superávit”, projeta.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pelo estudo, foram avaliadas 5.239 cidades brasileiras, sendo que mais de três mil delas têm uma situação fiscal considerada difícil ou crítica.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…
Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…