Fernando Machado, o jiu-jítsu e as lutas além do tatame em Gravataí

Fernando Machado, o jiu-jítsu e as lutas além do tatame em Gravataí
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Fernando Machado, o jiu-jítsu e as lutas além do tatame em Gravataí, ID: 64349

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

Desde a infância, o gravataiense Fernando Machado, hoje com 36 anos, se interessa por diversas modalidades esportivas, especialmente as artes marciais. Assistir a lutas era algo que prendia sua atenção, trazia aquele brilho especial ao olhar. Ele não teve, todavia, a oportunidade de se dedicar ao esporte quando criança. Foi em 2009 que a história começou a mudar.

Continua Depois da Publicidade

Na época, o morador do Parque Olinda passou a treinar muay thai. Dois anos depois, iniciou o jiu-jítsu, com o qual se identificou muito. Conciliar a rotina como operador de máquinas, vida pessoal e as duas modalidades esportivas ficou complicado, no entanto, para o aluno de Iuri Cilente. Optou então por focar a jornada como atleta apenas no jiu-jítsu. A partir dali, surgiram novas possibilidades.

A coleção de medalhas é resultado da participação em dezenas de campeonatos. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

O lutador já participou de dezenas de competições, vem colecionando medalhas desde então, porém os torneios não são sua prioridade. O trabalho como professor de jiu-jítsu é que ocupa, atualmente, grande parte do seu tempo. Há um ano, o faixa-preta em jiu-jítsu decidiu dar mais um passo importante na carreira e abriu sua própria academia. Com esforço e a colaboração de amigos e empresas parceiras reformou um galpão situado em uma propriedade da Rua São Paulo, 53, no bairro São Luiz.

Continua Depois da Publicidade

A Academia Fernando Machado atende, no momento, cerca de 20 crianças e 30 adultos. Qualquer criança acima de seis anos pode participar das aulas, assim como não há limite de idade. O professor explica que o treino respeita as condições, limites e objetivos de cada aluno.

O acadêmico de Educação Física destaca que muitas são as motivações para quem procura as aulas de jiu-jítsu. Alguns com planos de seguir carreira no esporte, outros para aprimorar a defesa pessoal ou simplesmente pelo ganho em saúde que a prática de atividades físicas e esportivas proporciona. Independentemente das razões, a luta traz vários benefícios aos atletas. “Ajuda a ganhar disciplina, resiliência e autoconfiança, por exemplo”, frisa o treinador.

Continua Depois da Publicidade
Academia de Jiu-jítsu Fernando Machado foi inaugurada há um ano, no bairro São Luiz. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

Muitas crianças que ingressam na Academia de Jiu-jítsu são motivadas pela vontade de participar de competições, representar a cidade, estado e país nas lutas. Voltar para casa com uma medalha e a sensação de missão cumprida.  Aquele universo se torna um sonho, mas alcançá-lo tem seus desafios, que ultrapassam, claro, os limites do tatame. Fernando ressalta que são despesas com inscrições, transporte, hospedagem e alimentação que tornam os objetivos profissionais mais distantes para muitos jovens atletas, cuja realidade econômica é mais um obstáculo a ser vencido no caminho.

É por perceber essa dificuldade enfrentada por várias crianças e adultos que Fernando também atende gratuitamente, através de um projeto social. E para o desenvolvimento desse trabalho conta com a parceria de instituições como a RS Distribuidora de Bebidas, RBV Representações, UniCesumar, Edu Restaurante, Academia Body Fight, Lucas Abraão Tattoo, Clube Perdigueiros de Caça e Tiro e Loja R10 Moda Masculina.

Continua Depois da Publicidade
Atleta é natural de Gravataí e morador do Parque Olinda. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

O atendimento na Academia de Jiu-jítsu Fernando Machado acontece às segundas e sextas, das 19h às 20h30, e terças e quintas, das 18h às 19h. Nos demais dias, o professor realiza as aulas nas filiais sediadas junto a outras três academias da cidade: Camarão Team (Av. Ely Corrêa, 905), Body Fight (Rua Travessa do Adão, 610) e Martens Muay Thai (Rua Alberto Pasqualini, 83). Atualmente, o lutador gravataiense participa do Campeonato Estadual de Jiu-jítsu, no qual estreou com vitória. Sua próxima luta será no dia 28 de maio. Acompanhe a trajetória do atleta no Instagram @fernando_machado_bjj.

O professor e alguns de seus alunos, no espaço aberto na Rua São Paulo, 53. Foto: Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas