Estudante de Educação Física da Ulbra Gravataí faz intercâmbio na Europa

Estudante de Educação Física da Ulbra Gravataí faz intercâmbio na Europa
Continua Depois da Publicidade
Lucas Paiva Roxo quer aproveitar o conhecimento adquirido no exterior para fomentar o Grupo de Artes e Tradições Gaúchas da universidade. Foto: Divulgação

Após voltar de um intercâmbio em Portugal, o estudante do sétimo semestre de Educação Física da Ulbra Gravataí Lucas Paiva Roxo, de 23 anos, está com muitos planos para realizar este ano. Um deles é aproveitar o conhecimento adquirido no exterior para dar sequência ao Grupo de Artes e Tradições Gaúchas que criou dentro da universidade em que estuda.

Continua Depois da Publicidade

No início da pandemia, em 2020, alguns parentes do universitário haviam se mudado para o exterior, o que fez com que as inscrições do programa de mobilidade acadêmica da Ulbra chamasse sua atenção. Foi então que ele fez sua inscrição e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), em Portugal, o aceitou.

“Era pra eu ficar só seis meses, mas, no final desse período, eles me convidaram para ficar mais um semestre. Foi uma experiência incrível, tanto acadêmica quanto cultural. Depois de ter ido, acho que essa experiência poderia ser obrigatória no currículo de todo acadêmico”, brinca Lucas.

Continua Depois da Publicidade

Dentre muitas experiências vividas dentro e fora da universidade, o estudante ressalta sua participação no núcleo de danças da FADEUP, onde teve a oportunidade de se apresentar com o grupo, no Teatro Sá da Bandeira, durante a queima de fitas do Porto (a maior festa acadêmica do país).

 “Foi demais nos apresentar em um teatro na Europa! Mas lá tentei aproveitar ao máximo todas as disciplinas e oportunidades ofertadas no meu curso, como escalada, musculação e natação. Fiz uma vivência, inclusive, no grupo de danças e cantares etnográficos do Orfeão do Porto, que me remeteu ao Grupo de Artes e Tradições Gaúchas que criei na Ulbra”, conta o estudante.

Continua Depois da Publicidade

O grupo, que tem como objetivo as danças folclóricas do Rio Grande do Sul, acabou se desfazendo durante a pandemia e o período de intercâmbio do jovem, porém, segundo ele, há conversas com a coordenadora do curso para a retomada das atividades. “Estou bem pilhado para voltar com o grupo e tentar trazer umas inspirações de Portugal para a Ulbra”, relata Lucas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Confira a programação do Congresso de Direito da Ulbra Gravataí

Confira a programação do Congresso de Direito da Ulbra…

  Na próxima segunda e terça-feira (23 e 24), acontecerá o XXII Congresso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra),…
Novas tecnologias estarão em pauta no Congresso de Direito da Ulbra Gravataí

Novas tecnologias estarão em pauta no Congresso de Direito…

  Nos dias 23 e 24 de outubro, haverá o XXII Congresso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em…
Curso de gestor da Produção Industrial, profissão em alta no país, é oferecido em Gravataí

Curso de gestor da Produção Industrial, profissão em alta…

  A Ulbra Gravataí oferece o curso de Gestão da Produção Industrial, através do qual os acadêmicos podem atuar em diversos…