• Geral
  • 12 de setembro de 2021

Estudante autista de Gravataí lança livro inspirado na Segunda Guerra Mundial

Estudante autista de Gravataí lança livro inspirado na Segunda Guerra Mundial
Continua Depois da Publicidade
A cerimônia de lançamento foi realizada na Escola Municipal Ivete Serafini. Foto: João P. E./Carol Barcelos

Nesta sexta-feira (10), a primeira-dama Marlene Zaffalon e a secretária municipal de Educação, Magda Ely, estiveram presentes para prestigiar a cerimônia de lançamento do livro Fora das Sombras do Império, escrito pelo aluno da rede pública Samuel Jesus Pacheco, que é autista.

Continua Depois da Publicidade

O evento realizado na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Ivete Serafini ocorreu em dois turnos, tanto pela manhã quanto à tarde. No local, a primeira-dama Marlene Zaffalon ressaltou o trabalho e a dedicação de Samuel e de todos os profissionais da educação que tornaram este trabalho possível.

Atualmente, a rede municipal de Gravataí conta com 1.200 alunos com deficiência, sendo atendidos, assim como Samuel, por 48 salas de recursos, que possibilitam maior desenvolvimento cognitivo dos estudantes. De acordo com a secretária da Smed, Magda Ely, é de grande valor poder contar com profissionais da educação tão dedicados e que ajudaram Samuel a superar todas as suas dificuldades.

Continua Depois da Publicidade

Durante a cerimônia, a diretora Juliana Medeiros relatou a importância que a mãe e as professoras de Samuel tiveram durante todo o processo de construção do livro e ressaltou toda a luta da equipe escolar para superar os obstáculos causados pela pandemia. “O lançamento deste livro contempla todo o trabalho árduo dos profissionais que possibilitam que a escola pública seja um espaço de educação de qualidade.”

Conforme o aluno e escritor Samuel Jesus Pacheco, o livro trata de uma ficção inspirada na história real, contando com diversos elementos que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial. Emocionado, o autor, ainda, citou que o momento era apenas de agradecer todo o apoio da escola, familiares e amigos.

Continua Depois da Publicidade

Peça fundamental no processo de construção da obra, a professora de português Lisiane Martins relatou o empenho que Samuel teve para realizar este trabalho. “A cada aula, o Samuel me mostrava um pouco de suas produções textuais, o que me permitiu acompanhá-lo em todo este processo, até chegarmos na obra final, o livro.”

Além da primeira-dama Marlene Zaffalon e da secretária Magda Ely, estiveram presentes o Assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), Bruno Peixoto, a servidora da pasta Patricia Lisboa e servidores da Smed. A cerimônia contou com um intérprete em libras e áudio descrição. O livro pode ser adquirido pelas redes sociais da Agbara Edições ou pelo WhatsApp (51) 98244-5974.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por três dias

Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por…

  A planta da General Motors (GM), em Gravataí, considerada pela montadora a mais produtiva do mundo, está programada para interromper…
RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos para melhor qualidade de vida

Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos…

  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo 2022, indicam que Gravataí possui mais de 265…