Estelionato é o crime mais incidente em Gravataí; em Cachoeirinha são os furtos

Estelionato é o crime mais incidente em Gravataí; em Cachoeirinha são os furtos
Continua Depois da Publicidade
Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul divulgou, recentemente, os indicadores criminais dos municípios gaúchos. Com base nos dados fornecidos pelo Estado, é possível verificar que o estelionato é crime com mais ocorrências em Gravataí. Furtos ficam em segundo no ranking.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com os números oficiais, maio foi o mês com maior incidência de estelionatos. Foram 256 casos registrados. Outubro, por outro lado, demonstrou uma queda em comparação a este pico. No último mês foram 164 ocorrências deste tipo, aproximadamente 36% abaixo de maio. Entre janeiro e outubro de 2022, as fraudes corresponderam a 2.090 casos na cidade, conforme o relatório.

Na análise dos furtos, segundo maior crime em volume de Gravataí, o ponto mais alto da curva foi em junho, com 218 casos. Em outubro houve uma queda de em torno de 17% dos furtos, chegando a 180 ocorrências. Em dez meses, o total foi de 1.971 furtos.

Continua Depois da Publicidade

No ranking de delitos em Gravataí, as menores incidências são de lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte). Em 2022, não houve registro de ocorrências para lesão corporal seguida de morte até o momento. Quanto ao latrocínio, houve um registro em maio.

Cachoeirinha apresenta índices parecidos, invertendo apenas o primeiro e segundo colocados na listagem. Os furtos são maioria no município, seguidos pelos casos de estelionato. O pico de furtos foi em maio, com 144 ocorrências. Foram 107 de outubro, o que equivale a uma queda de aproximadamente 26%. De janeiro a outubro, o total de casos chegou a 1.166.

Continua Depois da Publicidade

Para os estelionatos, o maior número de casos foi em janeiro, com 137. Para outubro houve queda para 94, uma redução em torno de 30%. Os indicadores nos dez meses contabilizam 1.102 ocorrências de fraudes na cidade.

Outro índice semelhante entre os dois municípios é o de crimes de menor incidência. Cachoeirinha registrou apenas um caso de lesão corporal, em julho. No relatório não constam vítimas de latrocínio no período.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…