Entrevista | Nossa economia vai melhorar?

Entrevista | Nossa economia vai melhorar?
Continua Depois da Publicidade

Nós atravessamos uma pandemia que durou mais de dois anos. Já era sabido que os necessários esforços para preservar vidas teriam impactos no cenário econômico. O desafio de cada nação foi fazer esse equilíbrio entre a saúde e a questão financeira.

Continua Depois da Publicidade

Uma das medidas lançadas pelo Banco Central aqui no Brasil, por exemplo, a partir de 2020, foi a derrubada gradual da taxa de juros, que chegou ao seu recorde mínimo de 2%. Essa política monetária é feita visando, principalmente, incentivar o consumo e aquecer a economia.

Com o tempo, a inflação começou a aparecer. Além do reaquecimento das demandas reprimidas da economia, surgiu ainda no horizonte, uma guerra, a alta no preço das commodities e a elevação do dólar. Isso fez com que a inflação girasse por muito tempo na casa dos 12% na base de medição de 12 meses.

Continua Depois da Publicidade

A inflação, aliás, é uma questão global agora. Nos EUA, o CPI medido para junho bateu os 9,1% no acumulado dos últimos 12 meses.

De março de 2021 pra cá, o movimento é de elevação de juros. A política agora é justamente tentar conter a inflação. Aqui no Brasil, a Meta Selic está em 13,25% e, nos EUA, os juros estabelecidos pelo FED foram parar na banda entre 2,25% e 2,50% (o que é bem elevado para os padrões de lá).

Continua Depois da Publicidade

Agora, no Brasil, começa a se falar em um possível fim do ciclo de alta. A inflação começa a dar sinais de desaceleração e o mercado de trabalho vem melhorando a quatro meses seguidos.

A expectativa agora é pelo desempenho do PIB e os impactos e reflexos das eleições presidenciais no final do ano. A possibilidade de uma recessão global, porém, segue no horizonte. E a invasão da Ucrânia pela Rússia já dura mais de cinco meses.

Continua Depois da Publicidade

Mas então: o que esperar, afinal, daqui pra frente, para a nossa economia?

Para falar sobre esses e muitos outros temas, eu conversei com o economista e mestre em economia Oscar Frank Jr., que é economista-chefe da CDL POA.

Continua Depois da Publicidade

Oscar também foi eleito o Economista do Ano de 2021 pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul e sua proposta é nos ajudar a entender melhor sobre economia e finanças.

Então confira a entrevista completa no vídeo e comente o que você achou!

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Redução do poder de compra do consumidor afeta duas em cada cinco empresas gaúchas

Redução do poder de compra do consumidor afeta duas…

  A bimensal Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS ouviu empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e…
Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de vereador em Gravataí reverte dívidas em obras

Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de…

  Desde 2021, a Lei de Transação em Gravataí tem trazido impactos positivos ao município, permitindo que empresas quitem débitos tributários…
Gravataí atinge R$ 2,3 bilhões em investimentos imobiliários em três anos

Gravataí atinge R$ 2,3 bilhões em investimentos imobiliários em…

  A Prefeitura de Gravataí alcançou a marca de 2.940 alvarás emitidos entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023, segundo…