Entenda como foi o cerco policial que derrubou quadrilha em cena de filme em Gravataí

Entenda como foi o cerco policial que derrubou quadrilha em cena de filme em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

Comerciantes e moradores. Todos pareciam ter ensaiado a frase “Parece coisa de filme”. Ela, repetida muitas vezes, resume bem o que foi o cerco policial ocorrido na tarde desta terça-feira (22), em Gravataí e Glorinha. Policiais civis e militares, apaisanas e até de folga reunidos em um verdadeiro campo de batalha.

Continua Depois da Publicidade

Alguns deles chegaram a retornar de outras cidades para ajudar na caça aos bandidos. Improvisando uma reunião entre duas viaturas eles davam as coordenadas para equipes que chegavam no apoio, como o Pelotão de Operações Especial (POE) de Gravataí e o Grupamento de Operações Especiais (GOE) de Porto Alegre.

O início

Desde a manhã deste mesmo dia (22) agentes da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas do DEIC já tentavam destapar o esconderijo da quadrilha, que naquela madrugada havia invadido um depósito e roubado cerca de dois mil celulares. Diligências foram realizadas atrás do bando, que segundo a polícia, estaria fortemente armado. Policiais da especializada identificaram dois sítios que estariam sendo usados pelos homens.

Continua Depois da Publicidade

No primeiro, localizado próximo da ERS-118, os agentes conseguiram prender dois homens e alguns celulares. A segundo equipe se concentrava em uma fazenda, que fica localizada nos fundos da empresa Sogil. Quando os policiais chegaram no local foram recebidos a tiros. Cerca de 11 viaturas da Polícia Civil invadiram o terreno, começando a guerra.

Os homens que trocaram tiros tentaram fugir para as áreas de matagal nos arredores, mas não foram muito longe. Cinco deles foram presos naquela mesma localidade. No esconderijo os policiais localizaram uma grande parte da carga roubada.

Continua Depois da Publicidade

Próximo dali, chuva de balas

O helicóptero da Polícia Civil, que estava cobrindo os agentes em terra, identificou um veículo Renault/Logan de cor vermelha fugindo por uma estrada anexa ao sítio, com saída para a ERS-030. Em um acompanhamento, o veículo parou na altura da parada 93. A partir dai, a “saraivada de bala pegou”.

Tendo conhecimento da ocorrência, policiais militares de Gravataí também faziam o cerco na região e entraram em confronto contra os homens, que abandonaram o veículo rendendo outros condutores que trafegavam pela rodovia.

Continua Depois da Publicidade

Apenas um participante da quadrilha ficou no veículo. O homem alegou ter entrado no carro para negociar os telefones que haviam sido roubados. No entanto, além dos aparelhos eletrônicos, os policiais localizaram uma pistola, um revólver e um fuzil 55.6, que também teriam sido utilizados no ataque a empresa.

Fugiu de Gravataí. Morreu em Glorinha

Um dos fujões do Logan abordou um condutor que trafegava no sentido Gravataí/Glorinha. Em seu veículo VW/Gol ele foi obrigado a dirigir até o município vizinho. Uma perseguição iniciou e acabou com o veículo da vítima capotado em uma estrada na cidade.

Continua Depois da Publicidade

O criminoso, mesmo ferido, desceu atirando contra os policiais e foi morto durante o confronto. Outros dois homens que haviam conseguido escapar da investida da Civil no sítio foram localizados no pátio de uma empresa privada na região.

Segundo o delegado Alexandre Fleck, os criminosos foram presos em flagrante e autuados pelos crimes de roubo circunstanciado, roubo de veículo, tentativa de homicídio, receptação, posse e/ou porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito, posse e/ou porte irregular de arma de fogo e munição de uso permitido e crime de atividade clandestina de telecomunicações.

O valor total da carga roubada pelo bando ultrapassa os três milhões de reais. A identidade do homem morto durante o confronto também não foi revelada. Nenhum policial ficou ferido durante a ação.

Continua Depois da Publicidade

Fotos: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí – Especial

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…