Atendimento odontológico diferenciado para pacientes com deficiência

Atendimento odontológico diferenciado para pacientes com deficiência
Continua Depois da Publicidade

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde – SES, oferece atendimento odontológico hospitalar a pessoas com deficiência. Os procedimentos ocorrem no Hospital Bom Pastor, situado em Igrejinha.

Continua Depois da Publicidade

O atendimento odontológico hospitalar a pessoas com deficiência, historicamente, possui demanda reprimida, seja pela dificuldade de encontrar hospitais habilitados ou pela dificuldade de acesso dos pacientes e familiares aos serviços de saúde. No final de 2017, o Estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer atendimento aos municípios atendidos por uma Portaria especifica. Em setembro de 2018, a Nota Técnica estadual que habilita Gravataí e estabelece fluxos para o serviço foi divulgada.

O público alvo são pessoas com deficiência que apresentam necessidades clínicas odontológicas, mas que, por questões diversas, não permitem o atendimento clínico nos consultórios odontológicos convencionais, necessitando de anestesia geral. Desde o início das atividades, 20 pacientes de Gravataí já foram beneficiados com o serviço.

O fluxo de atendimento começa na atenção básica, com a avaliação do cirurgião dentista da unidade de saúde de referência do paciente. Caso o profissional identifique alguma necessidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em que é atendido pelo cirurgião dentista especialista em pacientes com deficiência. Se o profissional identificar a necessidade de intervenção sob anestesia geral, é feito o encaminhamento para a Secretaria Estadual de Saúde, que realiza o agendamento inicial dos pacientes no Hospital Bom Pastor, em Igrejinha. 

A Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde, Alessandra Salvador, destaca que a manutenção da saúde bucal é de grande importância, permitindo alimentação adequada e ausência de dor.

Continua Depois da Publicidade

Conforme Jean Pierre Torman, secretario da SMS, “atitudes simples, como o estabelecimento de rotina de escovação dentária diária com creme dental com flúor e diminuição no consumo de doces, como biscoitos, balas e líquidos açucarados, podem preservar a saúde bucal”, conclui.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi até amanhã

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social…

  Nesta sexta-feira (29/3) encerram as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2024 da Sicredi Origens, cooperativa atuante em nove…
Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa em Gravataí

Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa…

  Nesta sexta-feira (29), haverá a 9ª edição da Colheita da Macela, em Gravataí. Promovido pelo Grupo Mais Ciclovias, com apoio…
Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a Educação Especial

Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a…

  Com 1,8 mil estudantes com deficiência na rede municipal de Gravataí, a Secretaria da Educação (SMED) fará a contratação de…