• Geral
  • 26 de setembro de 2023

Em torno de 1,2 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Gravataí

Em torno de 1,2 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

A terça-feira (26/9), foi marcada por fortes chuvas, ventos e queda de granizo. Durante o dia, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Defesa Civil e Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, trabalhou para mitigar os danos causados pelos eventos climáticos e atender a população. No final desta tarde, o prefeito Luiz Zaffalon cancelou as aulas da rede municipal de ensino para quarta-feira (27/9). Aproximadamente 1.200 pessoas foram afetadas pelas chuvas na cidade.

Continua Depois da Publicidade

Além da distribuição de mais de mil metros de lona, as equipes da Guarda Municipal retiraram moradores que tiveram suas casas alagadas. No bairro Vila Rica, região da Rua Lagoa Formosa, o Arroio Barnabé transbordou e 35 pessoas precisaram sair de suas casas, incluindo crianças de colo. De acordo com o guarda Gustavo Gattino, os moradores se encaminharam para casas de conhecidos e familiares.

Além do cancelamento das aulas, o prefeito também solicitou o fechamento das Unidades de Saúde da Família Morungava, Costa do Ipiranga e São Marcos. Segundo a Defesa Civil, além do Mato Alto e da Vila Rica que sofreram com as chuvas e alagamentos, a Costa do Ipiranga e o Miraflores foram fortemente atingidos pelo granizo. Os números da Defesa Civil mostram que, desde sexta-feira (22/9), já foram mais de 137 milímetros de chuva no município, 43 apenas hoje (26/9). O Rio Gravataí está com 4,81 metros, sendo que o nível normal é de 2,60 metros.

Continua Depois da Publicidade
Fotos: Tiago Cechinel/PMG

Para onde ligar

A Defesa Civil está trabalhando para atender todos os atingidos e foram disponibilizados contatos diretos para a solicitação de lonas e telhas. O morador pode ligar para (51) 9967705371. A assistência social está atendendo no número (51) 3600-7131 e a Guarda Municipal no 153.

Continua Depois da Publicidade

Em qualquer caso de emergência, a população também pode ligar para a Defesa Civil no (51) 99332-7385, Bombeiros (193), Brigada Militar (190), SAMU (192) ou Fiscalização de Trânsito pelo (51) 3600-7107.

*Com informações da Prefeitura de Gravataí. Fotos: Tiago Cechinel

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Governo do RS disponibiliza site com serviços e informações sobre a catástrofe climática

Governo do RS disponibiliza site com serviços e informações…

  O Governo do Estado criou um site, intitulado SOS Enchentes, que tem como objetivo reunir serviços e informações atualizadas sobre…
Gravataí conta com plataforma para cadastro de abrigos voltados aos animais

Gravataí conta com plataforma para cadastro de abrigos voltados…

  A fim de tornar as ações pelos animais atingidos e desabrigados por contas das chuvas, mais efetivas, a Prefeitura de…
Imóveis atingidos por alagamentos terão isenção da tarifa de água no RS

Imóveis atingidos por alagamentos terão isenção da tarifa de…

  Com a presença do governador Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza, a Corsan, o Ministério Público e a Defensoria…