Em novo espetáculo, grupo teatral de Cachoeirinha faz alerta sobre saúde mental

Em novo espetáculo, grupo teatral de Cachoeirinha faz alerta sobre saúde mental
Continua Depois da Publicidade

 

Um dos mais novos trabalhos da Cia. Crakety – Teatro de Palco e Bonecos, de Cachoeirinha, convida o espectador a pensar na forma como encaramos a vida, frente aos altos e baixos que a jornada nos impõe. O espetáculo “Quem me dera não sentir” retrata a adolescência e os conflitos e anseios dessa fase, na qual, por muitas vezes, há dúvidas, medos, insegurança quanto ao futuro e se requer apoio e afeto para vencer situações difíceis. O roteiro provoca também a reflexão sobre um tema delicado, o suicídio, apontado como a quarta maior causa de morte de jovens no mundo.

Continua Depois da Publicidade

Com direção de Alexandre Malta e Rosane Celistre, o monólogo traz Natália Izaguirre como uma jovem que desabafa sobre diversas questões. Em cena, são abordados temas como a relação da personagem com a família, sua sexualidade, a pressão para que tenha mais responsabilidades e melhor desempenho, preocupações quanto ao que está por vir e o enfrentamento a traumas provocados por violência. Conforme os diretores, a peça exalta “a valorização da vida como caminho mais viável e o espaço de fala e escuta como recurso essencial em qualquer trajetória”.

“Quem me dera não sentir”, que tem a trilha sonora assinada por Francisco Eschiletti, estimula a reflexão sobre o que leva uma pessoa a pensar em autodestruição. O grupo teatral aponta que, independentemente da razão, por trás da situação sempre está o desejo de eliminar uma dor. Ajuda e ações preventivas são capazes de resgatar no indivíduo a vontade de viver.

Continua Depois da Publicidade

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. O jovem que tem pensamentos suicidas constantemente emite pedidos de socorro. É preciso prestar atenção e oferecer um ambiente de escuta e acolhida. O espetáculo é apresentado em forma de monólogo justamente para estimular em quem assiste a iniciativa da partilha, da fala sobre tudo aquilo que lhe queima por dentro”, salienta a Crakety em apresentação do projeto.

A peça estreou há três meses, no 30º Festival Nacional de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale), em Rolante. Instituições interessadas em contratar a apresentação podem entrar em contato com a trupe pelo @quemederanaosentir no Instagram, e-mails [email protected] e [email protected] ou WhatsApp (51) 99904-3335.

Continua Depois da Publicidade
Da esquerda para a direita: Adami, Natália Izaguirre, Alexandre Malta e Rosane Celistre.

Fotos: Josef Ponciano

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Companhia teatral de Cachoeirinha leva arte a pessoas hospitalizadas e abrigadas na região

Companhia teatral de Cachoeirinha leva arte a pessoas hospitalizadas…

  A arte encanta, alegra, emociona, informa, faz refletir, inspira. E frente a tudo que acontece no Rio Grande do Sul,…
Peças teatrais “Wandinha” e “A maleta” serão apresentadas em Cachoeirinha

Peças teatrais “Wandinha” e “A maleta” serão apresentadas em…

  Palco de shows, festas e encontros literários, o The Cavern Pub, de Cachoeirinha, traz uma novidade esta semana: a apresentação…