Em Cachoeirinha, GRAVE inicia processo de regularização através da Lei do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro

Em Cachoeirinha, GRAVE inicia processo de regularização através da Lei do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação/Reprodução

Na manhã de quarta-feira, 28, o vice-prefeito, Maurício Medeiros, formalizou junto ao Grupo de Resgate Voluntário (GRAVE) o interesse do município em manter a parceria para incentivar o trabalho da equipe em Cachoeirinha, principalmente buscando a regularização dos socorristas junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado através da lei do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB).

Continua Depois da Publicidade

“Após a reunião, protocolamos o pedido de formalização com o comando do  Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), já a documentação da Prefeitura necessária n processo de adequação ao SCAB”, explicou o presidente da associação, Michel Elias da Silva.

O Vice-prefeito Maurício Medeiros, destacou a atuação dos voluntários em Cachoeirinha e incentivou o Grave a buscar a regularização SCAB. 

Continua Depois da Publicidade

O Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB) é a atividade desenvolvida por pessoa física ou jurídica, de forma supletiva e sob a regulamentação, credenciamento e fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar, nas ações pedagógicas contra incêndio, de combate de incêndios, de buscas e salvamentos e de defesa civil, simultaneamente ou isoladamente, podendo somar-se ao efetivo das guarnições militares, mediante Termo de Adesão Individual ou Convênio, na forma prevista na regulamentação vigente e assim que satisfeitos os procedimentos e requisitos regulamentados pela instituição militar.

O GRAVE, organização civil de direito privado, não governamental e de caráter social, foi fundado em 2010 e é um grupo de resgate voluntário, que passou a atuar na cidade em 2017. Com 150 membros, a instituição conta com uma ambulância preparada para atender ocorrências de origem traumática. Em caso de necessidade, o grupo pode ser acionado pelo número 193, dos Bombeiros, ou pelo 99347-7403.

Continua Depois da Publicidade

O encontro foi acompanhado pela professora Hellen Costa Vieira, coordenadora da Praça da Juventude, e uma das responsáveis pela viabilização de um local para construção da base operacional do grupo na cidade no ano de 2019, e por Vitor Hugo Medeiros, apoiador do Voluntariado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…
CNEC Gravataí oferece atendimento a mulheres desabrigadas vítimas de violência

CNEC Gravataí oferece atendimento a mulheres desabrigadas vítimas de…

  Diante da catástrofe vivenciada no Rio Grande do Sul e as reiteradas notícias de possíveis casos de violência e abusos…
Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…