• Geral
  • 5 de abril de 2023

Eleição para o Conselho Tutelar em Gravataí acontece neste ano

Eleição para o Conselho Tutelar em Gravataí acontece neste ano
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) marcou para o dia 1º de outubro a eleição para conselheiros tutelares do Gravataí. As informações sobre a disputa foram publicadas no Edital 01/2023 do Diário Oficial da última quinta-feira, 30 de março, e retificações na edição desta terça-feira, 4 de abril. 

Continua Depois da Publicidade

As inscrições deverão ocorrer de 10 a 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h, na Sala dos Conselhos – Av. Ely Corrêa, 675, 2º andar, Centro Administrativo Leste, no Parque dos Anjos.

O regulamento dispõe sobre as regras da eleição, referente à gestão 2024/2028. O processo será conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme Lei Federal nº 8.069/90 e Lei Municipal 4448/22 e suas alterações, com a fiscalização do Ministério Público.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a presidente da Comissão Eleitoral constituída em dezembro de 2022 para coordenar o processo, Patrícia Gauterio Dias, todas as etapas serão divulgadas no Diário Oficial do Município, pela página oficial da Prefeitura e redes sociais oficiais no Facebook, Instagram e Twitter.

A comissão é formada por três representantes da sociedade civil e três governamentais, ambos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A Junta eleitoral, que cuida, além do processo, das escolas que irão ter mesa receptora para votação, é composta por dois membros da sociedade civil e dois governamentais, também do CMDCA.

Continua Depois da Publicidade

Papel do Conselheiro

Os conselheiros têm como principal função garantir os direitos de crianças e adolescentes quando estes estiverem ameaçados ou violados. Os mandatos são de quatro anos, com direito a uma reeleição. Para ser conselheiro, é preciso ter reconhecida idoneidade moral, ter idade igual ou superior a 21 anos e residir no município. 

Continua Depois da Publicidade

“O Conselheiro Tutelar é de extrema importância, pois atua na linha de frente para combater a violação dos direitos das crianças e adolescentes, por isso destaco que o compromisso com a causa vem antes de tudo”, destaca Patrícia.

Para ser conselheiro tutelar precisa de muito tempo, estudo e dedicação. Os candidatos prestam prova de conhecimentos, são submetidos a exame psicotécnico, precisam comprovar dois anos de trabalho com crianças e adolescentes e no mínimo 120 horas de formação específica, além de participar de capacitação que será promovida pelo CMDCA nos dias 29, 30 e 31 de maio. “Somente as pessoas qualificadas e em dia com as obrigações legais são habilitadas para a votação no dia 1º de otubro”, finaliza Patrícia.

Continua Depois da Publicidade

Informações sobre o edital podem ser conferidas na reportagem da Prefeitura (clique aqui).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…
Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de Gravataí captura foragido em SC

Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de…

  Uma investigação de oito meses da 2° Delegacia De polícia Civil de Gravataí resultou na captura de um dos homens…
Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…