Dedicado à Medicina há mais de 30 anos em Gravataí, Dr. Marcelo Leone será homenageado na Assembleia do RS

Dedicado à Medicina há mais de 30 anos em Gravataí, Dr. Marcelo Leone será homenageado na Assembleia do RS
Continua Depois da Publicidade

 

Conhecido e respeitado em Gravataí e toda a região por sua dedicação à Medicina e projetos em prol da saúde das mulheres, Dr. Marcelo Leone celebra mais de 30 anos de profissão com o encerramento de um ciclo e o início de uma nova fase na carreira. Recém-aposentado como servidor da Secretaria Municipal da Saúde, o especialista em Ginecologia e Obstetrícia começará a jornada como professor de Medicina na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Por sua trajetória e contribuição à qualidade de vida da população local e de outras cidades gaúchas, o médico receberá este mês uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Continua Depois da Publicidade

Dr. Marcelo será agraciado com a Medalha da 56ª Legislatura, por proposição do deputado estadual e também médico Thiago Duarte (União). A condecoração, criada em 1983, é destinada a personalidades, instituições, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A solenidade para entrega da honraria acontecerá no dia 29 de fevereiro, às 18h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia (Praça Marechal Deodoro, 101, em Porto Alegre).

Dr. Marcelo e o colega de profissão Thiago Duarte após atendimento a uma paciente. Foto: Divulgação

Em conversa com o Giro de Gravataí, o ginecologista relatou que está muito feliz com o convite para atuar como professor da Unisinos e, assim, ter a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e experiência com os futuros médicos. No ano passado, Dr. Marcelo já havia colaborado com o trabalho desenvolvido no município com médicos residentes nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia.

Continua Depois da Publicidade

O especialista aponta que também está honrado com a condecoração que ganhará da Assembleia do RS por considerar este mais um reconhecimento ao trabalho que desenvolveu até aqui em prol da população feminina. A lei que regulamentou a Estratégia Municipal de Planejamento Sexual e Reprodutivo, inclusive, recebeu o seu nome.

Sancionada pela Prefeitura de Gravataí em 2022, a Lei Doutor Marcelo Leone foi criada para garantir e ampliar a oferta de métodos contraceptivos, bem como qualificar a disponibilização de medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A partir da legislação, o município ampliou a oferta, por exemplo, da inserção de implantes contraceptivos subcutâneos, dispositivos intrauterinos (DIUs) de cobre e vasectomias.

Continua Depois da Publicidade
Em reconhecimento ao médico, a lei que regulamentou a Estratégia Municipal de Planejamento Sexual e Reprodutivo recebeu seu nome. Foto: Divulgação

Segundo o obstetra, a Estratégia de Planejamento Sexual e Reprodutivo adotada em Gravataí é modelo para outros municípios. Ele conta que recentemente fez uma doação de 200 implantes contraceptivos subcutâneos para Glorinha e a cidade passará a ofertá-los à comunidade a partir de agora. A contribuição, equivalente a R$ 100 mil foi realizada por intermédio do Rotary Club Glorinha, no qual Dr. Marcelo participa de ações e projetos. Em breve, o médico também compartilhará informações sobre os métodos contraceptivos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde em evento de São Francisco de Paula.

A trajetória do ginecologista e obstetra, um dos fundadores da Uniclínica, é marcada ainda pelo engajamento em iniciativas sociais. Nesse sentido, uma das experiências mais marcantes foi a atuação junto ao programa Médicos sem Fronteiras, que o possibilitou a prestar atendimento a comunidades extremamente carentes da África. No estado, o profissional participa frequentemente de eventos para levar orientações quanto aos cuidados com a saúde.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Uniclínica celebra 30 anos e 90 mil pessoas atendidas em Gravataí

Uniclínica celebra 30 anos e 90 mil pessoas atendidas…

Seis jovens médicos e uma psicóloga se uniram em 1992 com o propósito de abrir uma clínica e trazer inovações para…
Lançado projeto que visa fornecer absorventes artesanais para meninas da periferia em Gravataí

Lançado projeto que visa fornecer absorventes artesanais para meninas…

Foi na noite da última quinta (01) que o Projeto Ester – Somos Todas Irmãs foi oficialmente lançado. A proposta mistura…