CTG de Gravataí é alvo frequente de vandalismo e descarte irregular de lixo

CTG de Gravataí é alvo frequente de vandalismo e descarte irregular de lixo
Continua Depois da Publicidade
Rancho da Amizade, do bairro Parque Ipiranga, busca apoio da população para aquisição de câmeras de segurança e conscientização sobre os cuidados com a entidade. Foto: Divulgação

Um centro de tradições gaúchas que luta há 33 anos para manter atividades que preservam a cultura do estado, enfrenta também uma batalha contra o vandalismo, em Gravataí. O CTG Rancho da Amizade, situado na Rua Aladim, no Parque Ipiranga, tem sido alvo constante de depredações. Segundo Sônia Costa, que foi patroa da entidade por oito anos, de janeiro até agora já foram cinco ocorrências de assalto, incêndio ou depredação do patrimônio.

Continua Depois da Publicidade

Sônia alega que o problema é antigo, porém a situação se agrava a cada dia, o que deixa os frequentadores da instituição apreensivos. “Arrombam e, muitas vezes, não é para roubar, mas para depredar. Apedrejam o telhado. Além de vandalismo, há o descarte irregular de lixo. Jogam uma grande quantidade de lixo no pátio do CTG”, conta.

De entulhos e móveis a animais mortos, os tradicionalistas se deparam regularmente com o entorno do galpão sujo. Conforme a ex-patroa, vários mutirões de limpeza já foram feitos, porém é o tempo de concluir o serviço para algo ser despejado irregularmente no local. Recentemente, foram deixadas mesas e um sofá no pátio e ateado fogo no campo.  Também foram abandonados cães no lugar.

Continua Depois da Publicidade
Móveis foram descartados e animais abandonados no pátio do CTG. Foto: Divulgação

De acordo com Sônia, grande parte do problema é decorrente do descaso com a praça ao lado do “Ranchinho”. Ela revela que muitos usuários de drogas se reúnem no local, veem o CTG como um obstáculo e demonstram insatisfação com a entidade, devido a circulação de pessoas em dias de atividades. A tradicionalista explica que os membros da instituição não se sentem seguros frente à situação, sobretudo porque em alguns casos foram deixados bilhetes em tom ameaçador de que as depredações continuariam.

“Fui patroa até dezembro e sempre achei que fosse alguma coisa contra a minha pessoa, por eu ser rigorosa e chamar a Polícia ou a Guarda Municipal quando aconteciam os fatos. Achei que era represália contra mim, mas não é. O problema continua”, comenta. “No meu período de patronagem devo ter chamado os bombeiros aproximadamente 20 vezes e a Guarda Municipal mais de 30. Já tive que sair dali de ambulância. Uma vez tive intoxicação tentando apagar o fogo no campo”, lamenta.

Continua Depois da Publicidade

Com frequentes prejuízos e desanimados com a impunidade dos vândalos, os integrantes do Rancho da Amizade estão mobilizados para angariar recursos para compra de câmeras de segurança, que poderiam auxiliar na identificação dos criminosos. Para quem puder colaborar com alguma quantia o Pix é 31544266000129.

“Também queremos, com apoio da Guarda Ambiental, fazer um trabalho de conscientização sobre o descarte irregular de lixo. Aqui não é um terreno baldio, é uma área cedida ao CTG por 35 anos. E mesmo que fosse um terreno baldio, não deveria ser jogado lixo. Temos que ter o ambiente limpo, porque queremos fazer uma horta e um pomar comunitário”, ressalta Sônia.

Continua Depois da Publicidade
Descarte irregular de lixo é frequente no local. Foto: Divulgação

Infrações graves

A Lei Nº 3440/2013 estabelece que depositar, lançar ou atirar, em quaisquer áreas públicas ou terrenos, edificados ou não, de propriedade pública ou privada, resíduos sólidos, de qualquer natureza, é considerado uma infração grave, passível de multa, que pode passar de R$ 5 mil. Atos de vandalismo também são passíveis de multa e podem ser denunciados à Guarda Municipal pelo 153.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Entidades tradicionalistas de Gravataí se unem na realização da Cavalgada da Amizade

Entidades tradicionalistas de Gravataí se unem na realização da…

  Três entidades tradicionalistas de Gravataí se uniram para arrecadar recursos para a comitiva que buscará a Chama Crioula, em Alegrete.…
Em Gravataí, Rancho da Amizade terá aulas gratuitas de capoeira com Mestre Tayson

Em Gravataí, Rancho da Amizade terá aulas gratuitas de…

  Para atender a comunidade, especialmente crianças de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o CTG Rancho da…
Gravataí tem campeões no Rodeio Internacional de Vacaria, o maior do RS

Gravataí tem campeões no Rodeio Internacional de Vacaria, o…

  Um CTG com estrutura pequena, que enfrenta, muitas vezes, a escassez de recursos e dificuldades, como vandalismo em sua sede.…