Coordenadoria de Educação ordena a interdição da escola Tuiuti para avaliação

Coordenadoria de Educação ordena a interdição da escola Tuiuti para avaliação
Continua Depois da Publicidade
Professores parabenizaram os pais e alunos pela mobilização dos últimos dias. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti confirmaram na noite desta segunda-feira (24) o encerramento da ocupação na escola. Desde a última terça (18), eles revindicam os problemas estruturais, elétricos e a falta de professores para algumas disciplinas na escola, que conta com mais de mil alunos divididos entre três turnos. A decisão de encerrar a ocupação se deu após uma das revindicações feitas por eles ser atendida.

Continua Depois da Publicidade

Conforme resposta da 28ª Coordenadoria Regional de Educação com os professores nesta segunda, um construtor vai retomar a obra no pavilhão que estava desativado já nesta terça (25), mas tem um prazo de 90 dias para a conclusão. Para que isso ocorra, os alunos deveriam desocupar a escola, medida que foi atendida imediatamente por eles. A revindicação dos pais, de realizar uma vistoria na parte estrutural e elétrica também foi atendida. No entanto, a coordenadoria ordenou a interdição da escola por um período de 7 a 15 dias para que um engenheiro possa fazer a avaliação, conforme conta a diretora.

“É uma determinação da 28ª. Se o engenheiro constatar que os prédios estão em condições os alunos poderão retomar as atividades. Nós professores também, mas precisamos saber. É uma preocupação com a segurança de todos aqui. Já foram feitas outras avaliações e nunca foi constatado problemas de estrutura pelo engenheiro, mas são visíveis. Agora vamos aguarda o laudo dele”, contou Geovana Rosa Affeldt.

Continua Depois da Publicidade
Direção da escola comunicou os demais professores sobre a medida ordenada pela coordenadoria de educação.

O risco de interdição

Perguntada sobre uma possível interdição, a diretora destacou que foi alertada na reunião sobre as possibilidades. “Tem o risco. Se fossem problemas pontuais eles já tinham encaminhado um engenheiro, mas se eles não querem que ocorra as aulas na escola é porque sabem que o problema é grande. E ainda bem que os alunos, os pais se mobilizaram para que uma tragédia não ocorresse. Poderíamos fechar os olhos e continuar como se nada tivesse acontecido. Todos tiveram um ganho com essa luta. A comunidade descobriu os problemas e revindicou”, destacou a diretora.

Alunos e professores, juntos

Em protesto pelas avenidas do bairro nesta noite, os alunos encerraram seus manifestos dentro da escola, agradecendo os professores e os pais pelo apoio na luta. “Mostramos que temos força, união para revindicar o que é justo, o que é nosso direito, direito de ter um local digno para aprender, para os professores darem aula e para os pais saberem que os filhos não correm risco de vida. Ficamos tristes pelo fato de que a coordenadoria não aceitou nosso pedido de recuperar as aulas no sábado, já que estávamos dispostos a isso. Mas faz parte da luta. A parte boa é que nenhum aluno hoje está correndo risco de vida. Isto nos conforta”, destacou o aluno Victor Melo.

Continua Depois da Publicidade

Os pais também agradeceram o apoio da comunidade e confirmaram que se os prazos dados pela coordenadoria não forem cumpridos, eles retomarão a ocupação na escola juntamente com os alunos. Já os professores irão nesta terça-feira (25) até a Assembléia Legislativa para continuar as tratativas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130 pessoas em abrigos

Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130…

  O cenário gerado em Cachoeirinha devido às fortes chuvas da semana e consequente elevação do nível do Rio Gravataí continua…
Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações para prevenção à leptospirose

Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações…

  Gravataí, assim como diversas cidades do Rio Grande do Sul, foi atingida pelas fortes chuvas. Além dos estragos materiais, a…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…