Como trabalhar no mercado financeiro?

Como trabalhar no mercado financeiro?
Continua Depois da Publicidade
Jornalista Gabriel Dutra entrevistou Bianca Juliano, que coordena um projeto de desenvolvimento de lideranças comerciais no Grupo XP.

O mundo do mercado financeiro e dos investimentos (da bolsa de valores, principalmente), sempre foi um ambiente fascinante para muita gente que gostaria de rentabilizar o seu capital. E essas modalidades vêm se popularizando cada vez mais, muito em função dos avanços e das facilidades tecnológicas e de informação.

Continua Depois da Publicidade

Puxado por esse movimento, surge o interesse cada vez maior também de atuar de forma profissional nessa área, que é uma das que mais cresce no Brasil, atualmente. Três das profissões mais cobiçadas e que, felizmente, têm gerado mais demanda são as de assessor de investimentos, operador de renda variável e analista de investimentos.

Para explicar tudo sobre esse mercado e falar sobre as atividades e o perfil exigido para cada uma dessas atuações, eu conversei com a Bianca Juliano, profissional que está à frente de um projeto de desenvolvimento de lideranças comerciais no Grupo XP, o maior conglomerado de soluções de investimentos do País.

Continua Depois da Publicidade

Em 2021, a B3, a bolsa de valores brasileira, ultrapassou a marca de 5 milhões de investidores pessoa física. Para você ter uma ideia, nos EUA, por exemplo, esse número passa dos 65%, de uma população de 329,5 milhões de pessoas.

Por aqui, cerca de 182,2 milhões de brasileiros ainda têm suas economias alocadas em bancos e em suas soluções pouco rentáveis. Portanto, cada vez mais, esse contingente de brasileiros irá evoluir para alternativas mais atrativas. Ou seja: há uma verdadeira nação inteira de potenciais investidores chegando por aí.

Continua Depois da Publicidade

E para atender esse volume gigantesco de novos clientes, a demanda por profissionais também terá que acompanhar essa curva de crescimento.

É muito comum que trabalhadores do setor bancário ou de outros segmentos financeiros mais tradicionais migrem para os investimentos. Mas é importante ressaltar também que é perfeitamente possível que um profissional de uma área totalmente distinta possa iniciar nesse mundo. Para isso, é feito um trabalho de transição de carreira e algumas certificações são exigidas – o que também é pedido, claro, para todos os profissionais.

Continua Depois da Publicidade

Não podemos esquecer também que as criptomoedas estão aí com cada vez mais força, trazendo a reboque todo um ecossistema envolvendo blockchain, NFTs, metaverso, Web 3.0 e por aí vai… E tem muito campo a ser desbravado para atuar também com investimentos nesse moderno universo em expansão.

Se você gosta de investimentos e quer aprender mais ou se já é um investidor experiente e deseja trabalhar nessa área, esse bate-papo vai te trazer dicas valiosas.

Continua Depois da Publicidade

Então confira a entrevista completa no vídeo e comente o que você achou.

*Artigo e entrevista especiais realizados pelo jornalista Gabriel Dutra.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De área para experimentar produtos a conceito sustentável; Natura vai abrir nova loja em Gravataí

De área para experimentar produtos a conceito sustentável; Natura…

  Considerada uma das gigantes mundiais no ramo de cosméticos, a Natura está prestes a marcar presença no Gravataí Shopping com…
Redução do poder de compra do consumidor afeta duas em cada cinco empresas gaúchas

Redução do poder de compra do consumidor afeta duas…

  A bimensal Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS ouviu empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e…
Sucesso no conceito showroom em Gravataí, Nahma amplia presença no RS com loja virtual

Sucesso no conceito showroom em Gravataí, Nahma amplia presença…

  Com um espaço exclusivo em Gravataí, a marca Nahma acelerou seu projeto de expansão devido à rápida consolidação no mercado…