Com foco no desenvolvimento econômico e social, Sicredi Origens RS celebra expansão

Com foco no desenvolvimento econômico e social, Sicredi Origens RS celebra expansão
Continua Depois da Publicidade

 

O diferencial da Sicredi Origens RS, atuante em nove municípios (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão), está em fazer do cooperativismo uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social. Crescer juntos é a proposta da instituição financeira, que segue em fase de expansão e, com isso, pode ajudar cada vez mais a sociedade.

Continua Depois da Publicidade

O presidente da Cooperativa, Ronaldo Sielichow, aponta que a Sicredi Origens RS registra um crescimento sólido e sustentável. Para ele, isso é reflexo da excelência e alto nível de satisfação dos mais de 114 mil associados. Nesse cenário, 2023 foi um ano de excelentes resultados. Muitos associados tiveram apoio para alavancar os negócios e realizar sonhos. Cinco agências foram inauguradas, sendo duas em Cachoeirinha (Distrito Industrial e Bom Princípio), assim como em Porto Alegre, e uma em Canoas. E as perspectivas para os próximos seis anos são positivas para os negócios. “Até 2030 queremos ultrapassar a marca de 40 agências”, revela.

Além disso, a Cooperativa celebra um ano da sede administrativa no bairro Auxiliadora, na capital. Antes localizada na Avenida Alberto Bins, no Centro Histórico, agora a instituição conta com amplas e modernas dependências na Avenida Mariland, 477. A casa nova foi projetada para trazer mais comodidade e praticidade à rotina dos colaboradores e associados, que dispõem de espaços exclusivos para reuniões e eventos. O local possui auditório, sala de podcast e ambientes de convivência.

Continua Depois da Publicidade
Ambiente para colaboradores fazerem as refeições e confraternizações de equipe. Foto: Priscila Milán/Giro de Gravataí
Na sede da Cooperativa, estúdio de podcast está à disposição dos colaboradores e associados. Foto: Priscila Milán/Giro de Gravataí

O diretor de Negócios da Sicredi Origens RS, João Tortorelli, compartilha a visão de Sielichow sobre a expansão da Cooperativa, atribuindo o crescimento ao impacto positivo das ações para o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana. “Levamos uma experiência cooperativista diferenciada para o público. Atendemos Pessoa Jurídica e Física, em todos seus níveis de faturamento e renda, e Agronegócio. Estamos presentes em toda a região através de agências, que são mais do que agências de negócios, são ambientes nos quais os associados convivem com a sua Cooperativa. E a partir disso, os negócios se desenvolvem. Todo o nosso sucesso de participação e negócios é revertido em ações sociais. O objetivo de uma cooperativa de crédito é ter a população participativa para que possamos devolver parte disso para a sociedade”, relata.

Diretor de Negócios da Sicredi Origens RS, João Tortorelli. Foto: Divulgação/Sicredi

Tortorelli ressalta o protagonismo social do Sicredi nas regiões onde atua. Conforme o diretor de Negócios, um exemplo é o Fundo de Desenvolvimento Social, que contempla projetos que fomentam a cultura, educação, esporte, saúde, segurança e sustentabilidade. Nos últimos seis anos foram destinados mais de R$ 4 milhões a 741 iniciativas sociais nas nove cidades de atuação da Sicredi Origens RS. Também acrescenta como diferenciais a distribuição de sobras e o juros ao capital; o primeiro remunera o associado por suas movimentações financeiras e o segundo o capital que o associado tem em participação com a sua Cooperativa.

Continua Depois da Publicidade

A forte presença da Sicredi Origens RS na região também está atrelada ao trabalho de educação financeira desenvolvido com toda a comunidade, em escolas, empresas e eventos pontuais. No ano passado, a Cooperativa foi parceira da Fundação Sicredi na entrega de um projeto inédito no país: o primeiro Espaço de Educação Financeira para crianças, com acesso gratuito mediante agendamento. A iniciativa utiliza criações do Instituto Mauricio de Sousa (Turma da Mônica) para levar informações sobre o tema de forma lúdica para o público infantil e suas famílias. O Espaço fica no Centro Administrativo Sicredi, na Avenida Assis Brasil, 3940.

Cuidado especial com as pessoas

Continua Depois da Publicidade

Apoiar o desenvolvimento das pessoas está na essência da Sicredi Origens RS, por isso há um cuidado especial com os associados, aos quais se procura compreender o momento de vida, necessidades e sonhos, o que também ocorre com os colaboradores e a comunidade de forma geral, impactada pelas transformações proporcionadas pelo cooperativismo. Na instituição financeira, a formação dos colaboradores é realizada regularmente. A capacitação inicia logo após a seleção.

Treinamento para os novos colaboradores realizado em abril. Foto: Priscila Milán/Giro de Gravataí

A analista de Gestão de Pessoas, Luana Zielke, responsável pelo tema de aprendizagem na Cooperativa, ressalta que a cada mês ocorre a formação de uma turma de admissão. Este mês, 13 novos colaboradores estão em treinamento. “A Cooperativa está num ritmo de crescimento acelerado. Estamos sempre captando pessoas no mercado para trazer ao Sicredi quem combina com o nosso jeito, está conectado com a nossa cultura”, frisa. Ela indica que nos quatro primeiros dias do Percurso 1 (etapa inicial do treinamento), o grupo conhece a história do Sicredi, compreende os propósitos do cooperativismo, as principais competências e formas como serão avaliados, além de receber todas as informações necessárias para o início das atividades.

Continua Depois da Publicidade

“Quando vão assumir efetivamente a posição, os novos colaboradores estão mais situados e inteirados com o que os espera nas agências”, afirma Luana. “O Percurso 2 acontece dos 30 a 90 dias do novo colaborador na Cooperativa. Ele volta à sede administrativa, passa um dia com todas as áreas, quando cada gerência traz seus principais pontos”, acrescenta. Segundo a analista de Gestão de Pessoas, mesmo após a integração, os colaboradores participam regularmente de capacitações, ministradas tanto por profissionais do Sicredi como de instituições parceiras, além de receberem auxílio para outros cursos e especializações.

A jovem Tatiane Oliveira, moradora de Cachoeirinha que passou a trabalhar recentemente como assistente de atendimento na agência Sicredi Gravataí Centro, conversou com a reportagem em seu quarto dia de treinamento. Ela relatou ao Giro de Gravataí que a imersão na história e valores da instituição financeira a deixou entusiasmada com a oportunidade. “Tem sido maravilhoso! Quando soube que tinha sido selecionada, me emocionei bastante, chorei. E quando cheguei aqui, encontrei um mimo na mesa, com meu nome, foi um carinho, um acolhimento especial. Isso de olhar para a gente, para o colaborador e o associado, a forma como realizam a integração, como explicam e deixam claras as informações, é muito bom!”, comentou.

Gerente regional de Desenvolvimento, Simone Kellermann Amado, coordena o trabalho da Sicredi Origens RS no segmento Saúde. Foto: Priscila Milán/Giro de Gravataí

Soluções para quem se dedica à área da saúde

Continua Depois da Publicidade

Se contribuir para o desenvolvimento das pessoas é uma missão para a Sicredi Origens RS, auxiliar quem tem por vocação cuidar da saúde delas, também é prioridade. E por essa razão, a Cooperativa inovou, em 2023, ao implantar o segmento Saúde. Segundo a gerente regional de Desenvolvimento, Simone Kellermann Amado, que coordena o departamento, em 2022 já havia uma demanda significativa de atendimento exclusivo para associados atuantes na área da saúde, o que levou a instituição a criar uma equipe especializada para auxiliar hospitais, clínicas e médicos com soluções financeiras alinhadas às especificidades do nicho. Em maio do ano passado, a Sicredi Origens RS passou a atuar com um portfólio para esse público e logo após incluiu odontólogos e psicólogos no atendimento personalizado.

Simone cita algumas soluções financeiras criadas com base em proposições dos associados. “Criamos linhas de crédito que atendem esse segmento, linhas de licenciamento de veículos, para aquisição de imóveis, e reformas de consultórios, entre outras necessidades trazidas por eles. Também prestamos assessoria para os que são investidores e uma plataforma está à disposição das clínicas e hospitais para financiamento do paciente, seja para cirurgia, tratamento ou procedimento estético”, diz.

O planejamento da Sicredi Origens RS prevê a inclusão de todos os profissionais da saúde. Na sede administrativa também são disponibilizados espaços para eventos dos associados dessa área.

*Capa – Presidente da Cooperativa Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow. Foto: Divulgação/Sicredi

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi até amanhã

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social…

  Nesta sexta-feira (29/3) encerram as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2024 da Sicredi Origens, cooperativa atuante em nove…
Sicredi realiza palestra em Gravataí sobre as oportunidades de crédito do BNDES

Sicredi realiza palestra em Gravataí sobre as oportunidades de…

  A Sicredi Origens RS, instituição financeira cooperativa que abrange nove municípios da região (Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Canoas, Esteio,…