Celso Dornelles, a voz de ouro que conquistou os gaúchos lança o Bailanta Podcast

Celso Dornelles, a voz de ouro que conquistou os gaúchos lança o Bailanta Podcast
Continua Depois da Publicidade

 

Após anos de muito sucesso nas rádios do Rio Grande do Sul e depois de receber sete discos de ouro e cinco de platina, através de suas composições, uma das vozes mais lembradas do Estado pode ser ouvida na internet. É que depois do brilhantismo na carreira de radialista e compositor, o morador de Gravataí Celso Dornelles está com um novo projeto em andamento, o Bailanta Podcast. 

Continua Depois da Publicidade

Quando veio morar na Grande Porto Alegre, Celso, que sempre quis ser radialista, viu seu sonho ficar mais próximo da realidade no dia em que teve que consertar um telefone de um veículo de comunicação. “Eu trabalhava na Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) quando me mandaram consertar um telefone na Rádio Liberdade. Lembro que depois de uma conversa e outra naquele lugar, o dono da rádio me convidou para tomar um café à tarde. Foi ali que entrei para nunca mais sair. Pouco tempo depois, eu já estava na 91 FM”, conta.

Mesmo conseguindo dar este grande passo profissional, ele não parou por aí. Após consolidar a carreira como radialista, se tornando apresentador de programas como Domingueira Liberdade e Bailanta, começou a correr atrás de um outro sonho. Com uma paixão pela música e a poesia, se tornou empresário da banda Garotos de Ouro, e posteriormente, participou da criação do Tchê Garotos.

Continua Depois da Publicidade
Celso Dornelles e Tchê Garotos na Rádio Liberdade FM, em 1995. Foto: Divulgação.

“Naquela época, eu cheguei a trabalhar com nomes como João Luiz Corrêa, Porca Véia, entre outros. Mas eu amava mesmo era poder escrever. A poesia está na minha vida desde os meus 13 anos e, apesar de ter a honra de produzir esses artistas, eu queria poder fazer música também. Foi aí que escrevi a canção Mãe Campeira, que entrou no CD solo do Sandro Coelho e que recentemente foi regravada por Wilson Paim”, ressalta. 

Com o trabalho reconhecido, não só como radialista, mas também como compositor, Celso Dornelles chegou a ter canções gravadas por artistas como Rui Biriva, Miro Santos e Zezé de Camargo e Luciano. Além disso, o comunicador, cujo talento lhe rendeu os sete discos de ouro e cinco de platina, passou por veículos como Rádio Viva, Sorriso, Itaramã e Líder FM.

Continua Depois da Publicidade

A locução, apresentação, escrita e produção foram coisas que sempre andaram juntas durante sua trajetória profissional. Mesmo quando esteve um período distante das rádios, ele nunca deixou de trabalhar com estas coisas. Durante a pandemia, inclusive, criou a rádio web Gravataí FM, com 24 horas de música gaúcha.

“Nesse período que fiquei mais distante das rádios, meus filhos viviam dizendo para eu criar um podcast, mas eu sempre fiquei meio assim, afinal, meu negócio foi sempre o Bailanta. Eu peguei a época do vinil e vi toda a evolução desse meio, então eu achei que haveria muita diferença do que eu estava acostumado a fazer nas rádios, e que talvez não era para mim, visto que já estou beirando os 60 anos”, explica.

Continua Depois da Publicidade
Celso Dornelles acompanhou muitas mudanças no modo de fazer rádio nos últimos anos. Foto: Reprodução.

Apesar de ficar relutante com a ideia, foi durante esse período que o Portal Alvoradense entrou em contato com o radialista oferecendo uma parceria para a realização do projeto. Mesmo tendo ficado um tanto balançado com a proposta, Celso se utilizou da fé para pedir um direcionamento.

“Eu não sou beato, mas sou crente. Foi aí que pedi uma confirmação pra Deus se deveria fazer o podcast ou não. E é engraçado, porque no dia em que fui acertar os últimos detalhes com os meus parceiros, fui num postinho pegar um café e na hora em que estava no caixa, ouvi alguém chamando meu nome. Era um ouvinte meu da época do rádio e que havia reconhecido a minha voz. Aquilo pra mim foi a confirmação que eu precisava, pois receber o carinho dos meus ouvintes é o meu combustível para continuar”, relata. 

Continua Depois da Publicidade

Atualmente, o programa acontece todas às quartas-feiras, às 20 horas, nos canais Bailanta Podcast Portal Alvoradense. Confira o primeiro episódio com o cantor e compositor Marcelo do Tchê. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Podcast sobre o trânsito de Cachoeirinha estreia nesta quinta-feira

Podcast sobre o trânsito de Cachoeirinha estreia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (19), às 18 horas, a Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMOB) e da Coordenadoria…
Produzido em Gravataí, podcast da música gaúcha ganha fãs no Brasil e no mundo

Produzido em Gravataí, podcast da música gaúcha ganha fãs…

  Com 27 mil inscritos, quase 7 milhões de visualizações no YouTube e um alcance que chega a vários estados brasileiros…
Com a participação de alunos, escola de Gravataí lança podcast nesta terça-feira

Com a participação de alunos, escola de Gravataí lança…

  Nesta terça-feira (30), a Escola Municipal Osório Ramos Corrêa estará realizando o lançamento de um podcast, em Gravataí. Intitulado “PodOsório”,…