Casamento no churrasquinho, Douwnburst, caso da Pizzaria, confira as notícias mais lidas de 2021 no Giro de Gravataí

Casamento no churrasquinho, Douwnburst, caso da Pizzaria, confira as notícias mais lidas de 2021 no Giro de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Casal fez sucesso ao tirar fotos em Churrasquinho após o casamento. Foto: Fraco Correa

O ano de 2021 vai dando adeus vai vendo suas últimas horas passarem enquanto 2022 vem chegando. Ao longo dos últimos 12 meses, como tem acontecido desde 2015, o Giro de Gravataí contou as histórias que movimentaram, mobilizaram e emocionaram o Vale do Rio Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Nossa reportagem noticiou quando foi preso na cidade o assaltante de banco que liderava a lista de procurados no Rio Grande do Sul. Também seguimos o dever de levar a informação, mesmo quando é triste, como as mortes da Dona Nilza Link – a prisioneira do Castelinho do Alto da Bonze, e dos vereadores Roberto Andrade e Nadir Rocha.

Relembre as 10 notícias mais lidas do Giro de Gravataí em 2021:

Continua Depois da Publicidade

Vereador de Gravataí, Roberto Andrade morre vítima da Covid-19

Foi confirmada no dia 16 de março a morte do vereador Roberto Andrade (PP), em Gravataí. O político de 45 anos estava internado desde o último dia 02 deste mês, no Hospital Dom João Becker, após agravamento do seu quadro de saúde por conta do coronavírus.

Robertinho estava no quinto mandato como vereador.

Continua Depois da Publicidade

MetSul explica fenômeno ‘Downburst’, a micro-explosão que atingiu Gravataí

Uma tempestade severa atingiu a região central Gravataí no dia 2 de fevereiro. O temporal intenso de chuva e vento causou destelhamentos, alagamentos, colapso de estruturas, queda de árvores, quebrou vidros de prédios e trouxe falta de luz.

O fenômeno responsável pelos danos em Gravataí foi um downburst, ou micro-explosão, conforme análise da MetSul Meteorologia. São correntes de vento violentas e descendentes que ao alcançar a superfície se espalham de forma radial, produzindo estragos. A força do vento neste tipo de fenômeno pode provocar danos comparáveis ao de um tornado com rajadas em alguns casos tão fortes quanto 150 km/h ou mais.

Continua Depois da Publicidade

Estadia, aluguel de pavilhão e sacos funerários: como Gravataí foi entreposto do roubo de R$ 130 milhões em Criciúma

Foto: Polícia Civil de Santa Catarina/Divulgação

Seis meses após o maior assalto a banco da história de Santa Catarina, as polícias de pelo menos três estados ainda trocavam informações sobre o roubo, orquestrado por no mínimo 30 criminosos, em sua grande maioria, integrantes da maior organização criminosa do país, o PCC.

Durante os meses de investigação, 14 pessoas foram presas. Cinco delas no Rio Grande do Sul. No desmantelamento do bando, uma informação passara a circular entre as autoridades da segurança pública. Gravataí teria sido o entreposto dos criminosos. Durante a troca de informações, policiais militares do setor de inteligência do município passaram a filtrar as informações até que chegaram a um pavilhão, na Estrada dos Gravatás, no bairro Morada Gaúcha.

Continua Depois da Publicidade

No local, os policiais realizaram buscas e identificaram no pátio um área com materiais que haviam sido queimados. Roupas, celulares e até mesmo cápsulas de fuzil foram encontradas.

Preso em Gravataí assaltante de banco que liderava a lista dos mais procurados do RS

No dia 27 de junho, uma ação da Brigada Militar de Gravataí deu fim à fuga de um dos mais procurados assaltantes de banco do RS. Considerado imprevisível por conta do seu histórico de fugas e confrontos, Claiton da Silva Mallet, o ‘Alemão’ ou ‘Gringo’ foi preso em Gravataí por policiais militares da Força Tática.

Condenado até 2042, Alemão ostenta um histórico de crimes, entre eles o resgate de comparsas e o envolvimento em sequestros. Na última vez que esteve preso, também era investigado por envolvimento com uma quadrilha de roubo de veículos na Região Metropolitana.

Continua Depois da Publicidade

Morre aos 98 anos Nilza Linck, a gravataiense que foi a ‘prisioneira’ do castelinho do Alto da Bronze

No dia 15 de julho, a morte da gravataiense Nilza Linck, aos 98 anos, na Capital. Ela havia sido internada na segunda-feira (12) em razão de uma parada cardiorrespiratória. Aos 18 anos, Nilza conheceu Carlos Eurico Gomes, afamado político da época e influente persona da sociedade Porto-Alegrense.

Em pouco tempo, os dois viveram um intenso romance, até que Gomes, 22 anos mais velho que ela, decidiu deixar sua primeira companheira, Ruth Caldas, juntamente com suas três filhas, para viver a paixão com a gravataiense Nilza. Se não bastasse o amor que havia encontrado, o político mandou construir no que hoje é o centro histórico de Porto Alegre, um prédio com arquitetura medieval, paredes de pedra, janelas em estilo gótico e grandes torres. A construção se deu em 1948, e teria sido dado de presente a Nilza, para que os dois pudessem viver sob o mesmo teto.

Nilza conviveu com Carlos entre 1948 a 1952, e logo percebeu que na verdade o conto de fadas era um pesadelo. O ciúmes de Gomes se tornou cada vez mais frequente, ocasionando até mesmo ameaças de morte contra a jovem. Cansada da vida de terror que levava como fantasma no castelo penumbroso, Nilza decidiu das um fim às diárias agressões psicológicas que vinha sofrendo. Em 1952 deixou o castelinho para ir morar escondida em um apartamento na capital.

Funcionário é preso em flagrante suspeito de abusar de criança em pizzaria de Gravataí

No dia 10 de outubro, um funcionário de uma pizzaria foi preso em flagrante por estupro de vulnerável no próprio estabelecimento, na Rua Barbosa Filho, na 79, em Gravataí. Conforme a Brigada Militar (BM), o rapaz de 23 anos foi acusado de ter abusado sexualmente de uma criança de nove anos quando ela e um outro menor entraram no banheiro do estabelecimento.

Homem é morto durante ocorrência policial em Gravataí

Homem estava no terreno ao lado de casa quando foi morto. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Um homem foi morto durante o atendimento de uma ocorrência no dia 12 de agosto no bairro Morada Gaúcha, em Gravataí. De acordo com a Brigada Militar (BM), os policiais foram despachados para atender uma ocorrência de violência doméstica.

Ao chegar no local o homem teria saído de casa e se escondido em um terreno baldio, ao lado. Ainda segundo a BM, durante tentativa de controle da situação ele teria reagido contra os policiais, que atiraram. A versão, no entanto, foi contestada pelos familiares de Adalberto, que presenciaram a cena. Segundo eles, o serralheiro estava em surto, mas não havia machucado nenhum familiar.

Vereadores aprovam o fim das carroças na área urbana de Gravataí

A Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou, no dia 4 de novembro, o Projeto de Lei (92/21) que determina o fim dos veículos movidos de tração animal na área urbana do município. A proposta, de autoria da vereadora Márcia Becker (MDB), recebeu 13 votos favoráveis e uma abstenção.

De acordo com o texto, a Fundação Municipal de Meio Ambiente será responsável por cadastrar os condutores de veículos de tração animal, além de realizar a avaliação dos animais apreendidos. O projeto também diz que “Fica autorizado o Poder Executivo Municipal realizar ações que viabilizarão a transposição dos condutores de VTA’s para outros mercados de trabalho”.

Vereador Nadir Rocha é encontrado morto em casa em Gravataí

No dia 18 de maio foi confirmada a morte do vereador Nadir Rocha, de 62 anos. o político, morador do bairro Águas Claras, foi encontrado morto em casa. A principal causa da morte seria um infarto.

Nadir era natural de Sananduva e estava no quinto mandato como vereador na Câmara, no qual foi presidente. Além disso, por duas vezes comandou a cidade como prefeito interino.

Casal de Gravataí viraliza após casar e fazer fotos em tradicional churrasquinho da cidade

Depois do casamento, dia 16 de outubro,, na Paróquia Santa Ana, em Gravataí, o pedagogo Andrei Viana e a fotógrafa Janaína Trindade inovaram com as fotos pós-casamento. Enquanto os convidados se dirigiam até o local das comemorações, o casal se dirigiu até um local peculiar para o ensaio.

Foi em um tradicional churrasquinho da cidade, sentados em uma mesa de bar, com um litrão de Polar que eles brindaram o casamento. Os dois contaram que foi justamente no Churrasquinho que eles se beijaram pela primeira vez.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…