Câmara dos deputados aprova PL que humaniza cuidados em casos de bebês natimortos

Câmara dos deputados aprova PL que humaniza cuidados em casos de bebês natimortos
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Câmara dos deputados aprova PL que humaniza cuidados em casos de bebês natimortos, ID: 54966

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
Foto: Galileu Oldenburg

A Câmara dos deputados Rio Grande do Sul aprovou o Projeto de Lei 117/2021. O foco principal do texto é garantir um tratamento humanizado para mães e pais que tem a chamada perda gestacional. A lei prevê cuidados que vão desde apoio psicológico até opção na hora de sepultar o filho.

Continua Depois da Publicidade

A ONG gravataiense Amada Helena esteve envolvida durante o processo de criação do PL, ajudando a confeccionar o texto e assessorando a deputada estadual Fran Somensi, redatora do projeto. Tatiana Maffini, presidente da ONG, conta que esse momento é marcante por causa do projeto em si e também porque o Rio Grande do Sul é o primeiro estado a aprovar uma lei do tipo no país. A aprovação aconteceu na semana mundial de conscientização da perda gestacional.

“Que perder um filho é um dos maiores desafios que podemos viver, posso afirmar com propriedade, e inicialmente parece que nada pode amenizá-lo, mas um acolhimento compassivo diante dos pais, de cuidado e atenção pode mudar tudo”, comenta Tatiana. Ela diz que a marca positiva que este tipo de abordagem traz, é inesquecível.

Continua Depois da Publicidade

Para ela, cada vez que os pais lembrarem deste momento, não será apenas com pesar e de forma negativa. Lembrarão também do cuidado e acolhimento que receberam num momento tão delicado e difícil de lidar. “Esses filhos que mesmo sem vida, representam muito aos pais e suas famílias”, explica.

A diretora revela também que esta aprovação não é exemplo apenas nacional, mas internacional também. O grupo enviará um relatório a respeito da decisão à aliança Babyloss Awareness Week (BLAW), organização internacional responsável por acolher famílias que passam por esse tipo de perda. A ONG Amada Helena é a única da América Latina a participar deste grupo.

Continua Depois da Publicidade

Tatiana aproveita o espaço para reforçar o agradecimento a todo mundo que participou de alguma forma para a realização do projeto. “Através das mãos de todos, auxiliaremos tantas famílias, e isso é o legado de nossos filhos, vivos ou mortos, o amor, que nos une, nos movimenta, nos provoca a mudar a vida de muitas outras pessoas. Agradecemos também a cada deputado, que compreendendo a delicadeza do tema o acolheu”, finaliza.

Os cuidados previstos em lei

Continua Depois da Publicidade

No artigo terceiro do texto do PL 117/2021, estão as definições de quais serão os cuidados oferecidos pela rede de saúde para os pais que enfrentam a perda de um filho natimorto. É indicado o acompanhamento psicológico dos pais. Faz parte da lista a acomodação separada da mãe do natimorto para as mães dos nascidos vivos junto a uma forma de identificar essas duas situações e seus acompanhantes, evitando constrangimentos para a família.

Em relação aos acompanhantes, é permitido que a mãe esteja acompanhada no momento da retirada do feto, pelo pai da criança ou outro acompanhante definido por ela. É possível também que os dois tenham um momento de despedida do natimorto e mantenham uma lembrança como mecha de cabelo ou carimbo do pé, por exemplo. Os pais podem decidir se o sepultamento será por funerária convencional e se terá ou não cerimônia.

Continua Depois da Publicidade

Por fim, no que diz respeito às notificações e período pós parto, a equipe do hospital comunicará a perda do feto à Unidade Básica de Saúde ou Estratégia de Saúde da Família. Junto a isso, quando necessário, encaminhar a mãe à UBS para o acompanhamento médico condizente. O artigo conclui exigindo que seja garantido o tratamento humanizado, sem preconceitos ou privilégios de qualquer tipo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…