Cachoeirinha tem situação de emergência homologada pelo Governo Federal

Cachoeirinha tem situação de emergência homologada pelo Governo Federal
Continua Depois da Publicidade

 

Foi homologado pelo Governo Federal, nesta quinta-feira (1/2), o decreto assinado pelo prefeito Cristian Wasem que coloca Cachoeirinha em situação de emergência após o temporal de 16 de janeiro. De acordo com informações do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para que seja feito atendimento à população afetada.

Continua Depois da Publicidade

A partir de agora, o Município se prepara para os próximos passos com relação à emergência ocorrida. “Aguardamos os próximos passos para informar a população sobre saque do FGTS, participação ou criação de programas de auxílio a comerciantes e empresários e para entrar em programas estaduais já existentes”, explica o coordenador da Defesa Civil de Cachoeirinha, Vanderlei Marcos.

Saque do FGTS após liberação da Caixa

Continua Depois da Publicidade

Como toda a cidade de Cachoeirinha foi afetada pelo temporal, o decreto de emergência engloba os 64 bairros. Com isso, haverá a possibilidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Conhecido como Saque Calamidade, está é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. Para ter direito, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Mas, atenção: apesar da homologação da situação de emergência pela União, o saque só será liberado pela Caixa quando a instituição bancária habilitar o nome do município e autorizar o saque do FGTS em suas plataformas. Segundo a Caixa, a solicitação ao saque por Calamidade poderá ser apresentada até o 90º dia subsequente ao da publicação da portaria do Ministério da Integração Nacional reconhecendo a situação de emergência ou o estado de calamidade pública.​ Após essa solicitação, a Caixa pode liberar o valor num prazo de até 90 dias.

Continua Depois da Publicidade

Como sacar

O trabalhador ​pode solicitar o saque do FGTS Calamidade de forma ágil e simples pelo APP FGTS ou ainda ir a uma Agência Caixa. Confira a seguir, como fazer a sua solicitação.

Continua Depois da Publicidade

Aplicativo FGTS

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos a seguir:

Continua Depois da Publicidade

Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”; ​

Escolha a opção “Outras Situações de Saques”; ​

Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”; ​

Continua Depois da Publicidade

Selecione o munícipio de sua residência e clique em​ “Continuar”; ​

Escolha uma das opções para receber seu FGTS​:

Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,

Sacar presencialmente. ​

Faça Upload dos documentos requeridos;

Confira os documentos anexados e confirme; ​

A Caixa irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Agência Caixa

Sendo necessário o comparecimento em uma agência da Caixa, o trabalhador deve estar de posse da documentação a seguir: comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, dentre outros), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência de desastre natural; ​

Na falta do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma declaração emitida pelo Governo Municipal ou do Distrito Federal, atestando que o trabalhador é residente na área afetada. A declaração deverá ser firmada sobre papel timbrado e a autoridade emissora deverá por nela data e assinatura. Também deverá ser mencionado na declaração: nome completo, data de nascimento, endereço residencial e número do CPF do trabalhador. ​

Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;

CPF;

CTPS física ou CTPS Digital ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.

*Com informações da Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: Katterina Zandonai

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Saque Calamidade do FGTS é liberado para trabalhadores de Gravataí

Saque Calamidade do FGTS é liberado para trabalhadores de…

  Segundo a Prefeitura de Gravataí, por meio da Defesa Civil, os trabalhadores residentes na cidade que tiveram suas casas atingidas…
Saque Calamidade pode ser solicitado por moradores de Gravataí

Saque Calamidade pode ser solicitado por moradores de Gravataí

  Gravataí é um dos municípios gaúchos nos quais os moradores poderão solicitar à Caixa o saque do Fundo de Garantia…