• Geral
  • 17 de julho de 2021

Bombeiros avaliam estruturas em prédio da SSP para avançar nas buscas a militares desaparecidos

Bombeiros avaliam estruturas em prédio da SSP para avançar nas buscas a militares desaparecidos
Continua Depois da Publicidade
Foto: Rodrigo Ziebell / GVG

Para dar continuidade e avançar etapas nas ações de busca pelos dois bombeiros militares desaparecidos após o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) se reuniram na manhã deste sábado (17/7) com um grupo de engenheiros de entidades públicas e privadas.

Continua Depois da Publicidade

O tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre e que está coordenando os trabalhos de busca no terreno, apresentou aos profissionais as ações de combate ao fogo e de busca e resgate realizadas até o momento – atividade que permanece 24 horas em andamento.

Os engenheiros também foram apresentados às equipes de operação e fizeram um reconhecimento da área de escombros no prédio. A partir de agora, os trabalhos terão sequência de forma contínua com avaliações estruturais a cada passo para avançar na remoção de material do perímetro delimitado pela indicação das equipes de binômios (quatro duplas de bombeiro militar e cão de resgate). Foi realizado um novo levantamento do prédio com imagens de drone para identificar os pontos de maior fragilidade e a necessidade de escoramento de estruturas de concreto.

Continua Depois da Publicidade

Além de engenheiros peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e de servidores da Secretaria de Obras e Habitação do Estado (SOP), participam profissionais do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), da Defesa Civil Municipal e do curso de Engenharia da Unisinos. Também estão presentes profissionais da iniciativa privada com reconhecida experiência e conhecimento do trabalho em estruturas colapsadas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…