Bebê de um mês é salva por policiais militares em Gravataí

Bebê de um mês é salva por policiais militares em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Soldados Fabiano e Taisso salvaram a pequena Joana, de apenas um mês. Foto: Reprodução/Especial/Brigada Militar

O sorriso no rosto ao lado dos policiais é involuntário. A expressão substitui os momentos de terror que viveu uma mãe na noite desta quinta-feira (23), em Gravataí. No colo dela está a pequena Joana, de apenas um mês de vida. Foi da menina a sorte de ter contado com a ação rápida e técnica de policiais militares de Gravataí que a salvaram de uma ocorrência de engasgo. 

Continua Depois da Publicidade

Os militares realizavam a remoção de uma motocicleta em uma estrada do bairro Vila Imperial quando receberam informações pelo rádio de que uma bebê estava engasgada e havia perdido os sinais vitais. Ao chegar na casa dos pais da menina, na Rua Odila Geye, no mesmo bairro, constataram a menina desacordada, iniciando a chamada Manobra de Heinech, utilizada em casos de engasgo. 

Durante o procedimento a menina voltou à vida e foi levada na viatura policial até o Hospital Dom João Becker. Conforme informações obtidas pela reportagem do Giro de Gravataí, ela passou por exames e não corre riscos. Já no final do atendimento, a mãe e a pequena Joana posaram para o registro da noite em que a menina conheceu seus anjos da guarda. 

Continua Depois da Publicidade

Sobre a manobra e como fazer

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

No bebê, devemos colocá-lo de bruços, deitado em cima do nosso antebraço e com a cabeça virada para baixo. Então, com bebê com as costas retas e, segurando com firmeza, devemos dar cinco tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia.

Continua Depois da Publicidade

Se o engasgo persistir, o bebê deve ser virado de barriga para cima, sob o outro antebraço, pressionando cinco vezes com os dois dedos indicadores no meio do peito do bebê, entre os dois mamilos. Caso chore, vomite ou tussa é sinal que conseguiu desengasgar. Se continuar engasgado, repetir desde o início o procedimento até que o bebê desengasgue.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…
Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

  A Prefeitura de Gravataí inaugura hoje, sexta-feira (26), o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (CAPS…