Antigos e populares são os carros mais furtados em Gravataí; polícia cria cartilha para coibir

Antigos e populares são os carros mais furtados em Gravataí; polícia cria cartilha para coibir
Continua Depois da Publicidade
Foto: 17º BPM/Divulgação

Embora os índices de furtos de veículos em Gravataí não tenham atingido números alarmantes, a situação vem preocupando a Brigada Militar (BM) do município. Policiais reforçaram o patrulhamento nas áreas recorrentes e realizam uma série de ações para coibir os delitos.

Continua Depois da Publicidade

No entanto, uma estatística é curiosa. A maioria dos crimes é cometido em veículos populares e mais velhos, com até duas décadas de fabricação, como explica o comandante d0 17º BPM Tenente-Coronel Daniel Araújo.

Mesmo que ainda não seja alarmante, tendo em vista as proporções da cidade, e mesmo pelo fato de não ser um crime de grave violência, é um delito que está nos incomodando. E o índice chama a atenção porque os carros que estão sendo furtados, aqueles que são levados de residências e estacionamentos, são populares, antigos.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Isso se explica por conta da tecnologia. Esses carros não contam com mecanismos de segurança, como por exemplo chave codificada, alarme, dispositivos de rastreamento, o que acaba favorecendo a criminalidade. Eles preferem estes veículos pela facilidade mesmo”, destacou Daniel Araújo.

Apoio da comunidade

Entre as ações planejadas, que inclui até mesmo o levantamento de suspeitos na região que já possuem antecedentes pelo delito, está as boas práticas da comunidade. “Nós estamos tentando minimizar este tipo de delito, então para somar esforços criamos uma cartilha específica sobre estes furtos a carros mais antigos. E nela nós pedidos que os proprietários também ajudem a aumentar a segurança.

Continua Depois da Publicidade

Se possível que o coloquem em garagens, ponham trancas, criem formas que ajudem a dificultar as ações destes delinquentes. Nós identificamos que normalmente eles utilizam destes veículos para cometer outros delitos. E não falo em roubos, por exemplo, que é considerado um crime violento, e que este está neutralizado na cidade, digo em transporte de drogas, de armas”, ressaltou ele.

Na contramão, um outro índice chama atenção, mas este positivo. Conforme dados da Brigada Militar de Gravataí, até maio deste ano 91 veículos foram recuperados no município, sendo 75 deles furtados ou roubados na própria cidade. O que comprova, ainda segundo Daniel Araújo, a finalidade dos delitos.

Continua Depois da Publicidade

O material informativo criado pela BM de Gravataí foi enviado à entidades representativas da cidade para que possa ser disseminados à comunidade.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…
Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

  A Prefeitura de Gravataí inaugura hoje, sexta-feira (26), o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (CAPS…