- Economia
- 25 de novembro de 2022
Balcão do Consumidor orienta gravataienses sobre a Black Friday
A tradição da Black Friday impulsiona os negócios, porém é preciso cautela. É o que alerta o Balcão do Consumidor da Ulbra Gravataí. O órgão destaca que, durante o evento, os lojistas fazem promoções com preços baixos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o consumidor não extrapole seu limite de gastos e comprometa a saúde financeira da família.
O coordenador do Balcão do Consumidor, professor Gonzaga Adolfo, ressalta que é necessário fazer um planejamento financeiro para que o consumidor tenha noção dos rendimentos que possui e da margem que pode comprometer. Essa informação auxilia na hora de comparar ofertas e negociar preços. “Seis em cada dez famílias no Brasil possuem problemas com endividamento”, frisa.
Outro cuidado que se deve ter são com as práticas abusivas que induzem o consumidor ao erro, tais como os falsos descontos oferecidos por comerciantes que aumentam seus produtos semanas antes da Black Friday e concedem desconto equivalente ao mesmo acréscimo durante a campanha.
“Em 2020, o Procon multou empresas que enganaram o consumidor, fazendo com que ele acreditasse que estava aderindo a uma boa promoção quando, na verdade, estava comprando pelo mesmo preço anterior”, alerta o acadêmico do 5º semestre do curso de Direito, Vitor Andrades, voluntário no Balcão do Consumidor.
A terceira orientação é desconfiar de propagandas chamativas com ofertas tentadoras e preços muito abaixo do mercado, o que pode ser indício de golpe, especialmente se publicadas em sites de caráter duvidoso e grupos de WhatsApp.
Em caso de dúvidas, o consumidor pode procurar o Balcão do Consumidor da Ulbra Gravataí. O atendimento presencial ocorre nas quartas-feiras, das 15h às 18h, e nos demais dias pelo e-mail [email protected].