Autora de obras infantis e poéticas, lança em Gravataí primeiro romance

Autora de obras infantis e poéticas, lança em Gravataí primeiro romance
Continua Depois da Publicidade

 

“Meu maior desafio literário até aqui”. Dessa forma, Angela Xavier classifica “O espelho de Inajara”, seu mais novo trabalho. Presidente do Clube Literário de Gravataí, autora de três obras infantis, uma de poesia e participante de várias coletâneas, a escritora apresenta agora seu primeiro romance. O lançamento oficial, com sessão de autógrafos, está previsto para o dia 1º de setembro, às 16h, na 34ª Feira do Livro de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Segundo a presidente do Clube Literário, a protagonista da história encontra no espelho o confidente para suas conquistas e angústias. “Inajara é uma mulher preta, forte, que aos 41 anos, após resgatar um espelho que ganhou da avó, faz uma reflexão sobre a vida e percebe que, em função do casamento, deixou de lado muitos dos seus sonhos. Então, ela retoma a busca por seus objetivos, embora enfrente a resistência do marido”, relata.

Para não fazer mais spoiler, a gravataiense sintetiza: no decorrer da história, a personagem se separa e reencontra um grande amor. Além disso, o romance aborda questões relacionadas à intolerância religiosa e homofobia. Para os que ficaram curiosos pelo desfecho e não querem esperar até a Feira do Livro, está sendo realizada a pré-venda. O valor é de R$ 40 e inclui brindes exclusivos. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99732-0615.

Continua Depois da Publicidade

Amigos, colaboradores e incentivadores

De acordo com a autora, a ideia para o romance, que tem aproximadamente 160 páginas, surgiu na pandemia, “sob o olhar atento do amigo e escritor Borges Netto”, que é uma das principais referências da literatura gravataiense. A capa foi produzida pelo artista visual Waldemar Max, a quem Angela se refere como “grande incentivador e parceiro de muitas lutas”. A parceria, aliás, não é recente. Max também ilustrou outros dois livros da amiga.

Continua Depois da Publicidade

“Tive ainda o privilégio de ter o prefácio assinado por Fernando Medina, escritor e estudioso da literatura”, destaca a autora ao apresentar a publicação, que leva o selo B&M Clube Literário. Na obra, Medina antecipa aos leitores que Angela espera transmitir “o que uma mulher negra vivencia num país que discrimina pela cor da pele, mas realça a disposição em arrostar preconceitos e triunfar na vida”. Ainda segundo o autor, o leitor se depara com a história de “uma mulher de nossos tempos, capaz de esperar o tempo certo para florescer e reassumir sua vida”.

Fotos: Rosani Freitas

Continua Depois da Publicidade
A arte da capa é de Waldemar Max.
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Escritora de Gravataí publica terceiro livro inspirado na história dos Lanceiros Negros

Escritora de Gravataí publica terceiro livro inspirado na história…

  Na semana que vem, a professora e escritora Ângela Xavier, presidente do Clube Literário de Gravataí, fará o lançamento da…
Promovida pelo Sesc, Semana Literária vai reunir autores de Gravataí a partir do dia 8

Promovida pelo Sesc, Semana Literária vai reunir autores de…

Entre os dias 8 e 12 de abril, o Sesc vai promover a Semana Literária, em Gravataí. Com o slogan “Vozes…
Espaço cultural de Cachoeirinha realiza Sarau de Domingo com premiado músico nativista

Espaço cultural de Cachoeirinha realiza Sarau de Domingo com…

  O Espaço de Arte e Leitura Rosane Castro, localizado no Shopping do Vale (Av. Flores da Cunha, 4001), promove hoje…