Atleta de Gravataí se destaca em uma das ultramaratonas mais desafiadoras do Brasil

Atleta de Gravataí se destaca em uma das ultramaratonas mais desafiadoras do Brasil
Continua Depois da Publicidade
Airton Sebastiany participou da Eco Trail do Taim, prova com percurso de 100 quilômetros realizada em Rio Grande. Foto: Gabriel Scursone

Um atleta de Gravataí ficou entre os primeiros colocados da Ultramaratona Eco Trail do Taim, considerada uma das provas mais difíceis realizadas em meio à natureza no Brasil, na cidade de Rio Grande. Airton Sebastiany conquistou o 7º lugar no ranking geral da competição, que tem um percurso de 100 quilômetros à beira-mar e desafia os participantes a passarem por áreas irregulares e alagadiças da Reserva Ecológica do Taim.

Continua Depois da Publicidade

Durante toda a prova, Airton, que é líder do projeto social Corredores Puros de Coração, se manteve entre os 10 primeiros colocados. O evento ocorreu no último sábado (14/1) e reuniu 47 atletas de vários estados brasileiros. Os competidores cruzam córregos e se deparam, no trajeto, com diversas aves e outros animais, como capivaras, cachorros do mato e jacarés.

O gravataiense completou o desafio em 14 horas e 17 minutos e ficou emocionado com o resultado. “Agradeço, primeiramente a Deus, pois a minha fé é a minha maior motivação, e também a minha esposa, Jane, meu filho Guilherme, e todos os meus amigos, apoiadores e atletas, que me deram muita força, energias e mensagens positivas”, salienta.

Continua Depois da Publicidade

O competidor, que também é membro da Associação Esporte Gravataí Corridas (AEGC), levou a bandeira da cidade e a exibiu com orgulho na premiação. Segundo Airton vários profissionais colaboraram com sua preparação para a Eco Trail do Taim. A eles é muito grato pelo auxílio. Entre esses apoiadores, cita o ultramaratonista Luciano Bitencourt, especialista nesse tipo de competição, o treinador Diego Borges Schardosim e sua equipe Naturalfit, além do médico e também atleta Thiago Ávila, da Clínica Ineuro.

Contribuíram ainda as pessoas que doaram cestas básicas para o projeto social fundado pelo gravataiense. O atleta tem o costume de reverter cada quilômetro percorrido em doações de alimentos para famílias carentes. Airton revela que planeja participar da edição de 2024, também como forma de incentivar a prática esportiva.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Gabriel Scursone
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Para estimular atividades físicas, associação de Gravataí propõe desafio de final de ano

Para estimular atividades físicas, associação de Gravataí propõe desafio…

A Associação Esporte Gravataí Corridas (AEGC) lançou um desafio de final de ano: a realização de corrida ou caminhada, com local…