• Geral
  • 10 de setembro de 2021

Artigo | Setembro amarelo: saúde mental & era digital

Artigo | Setembro amarelo: saúde mental & era digital
Continua Depois da Publicidade
Cuidado com saúde mental deve ser o ano inteiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Chegamos no mês caracterizado pela prevenção e combate ao suicídio e, o questionamento que me faço há algum tempo é: por que só intensificamos a fala sobre suicídio e valorização da vida nesta época do ano? Certamente podemos iniciar essa conversa quebrando paradigmas tal como ‘’falar sobre suicídio é o mesmo que instigar tais pensamentos na sociedade”.

Continua Depois da Publicidade

Falar sobre suicídio, de janeiro a janeiro, é prevenir que pessoas tirem as suas próprias vidas. Mas, como falar sobre prevenção ao suicídio na era em que as “guerras digitais” aumentam de forma devastadora? O que antes era um ambiente sadio e descontraído, tornou-se cada vez mais tóxico e perigoso, especialmente para as crianças e os adolescentes.

Nas redes sociais, grande parte dos usuários aparentam uma vida perfeita, fotos incríveis, festas com muitos amigos e claro, sempre com muitos sorrisos. Acontecimentos que elevam a ideia de que a, tão almejada, felicidade pode ser facilmente alcançada. No entanto, a verdade é que nem todos tem o discernimento do que é real e o que é apenas um clique digital.

Continua Depois da Publicidade

Há mais ou menos um mês transmitia-se a notícia de um menino de apenas 16 anos de idade, que tirou a própria vida após recorrentes ataques digitais, mais um caso dentre tantos. O menino havia postado um vídeo em uma rede social comum, onde mostrava-se tentando beijar um amigo e, em seguida, recebeu inúmeros comentários homofóbicos e maldosos. Fato que, possivelmente, corroborou para o atentado.

Claramente, faz-se cada vez mais necessário falarmos sobre o poder das telas e os cyberbullyings, que tem crescido de forma catastrófica, onde pessoas utilizam seus perfis ou, muitas vezes, perfis fakes para atacar outras pessoas. Precisamos compreender a intensidade e proporção que nossas palavras terão no outro, entender que apesar de as mídias sociais serem vitrines de vidas perfeitas, na vida real há defeitos, assim como problemas emocionais.

Continua Depois da Publicidade

Empatia, a palavra mais em voga no momento, mas ao que se é possível perceber, está apenas nas falas. Sororidade, palavra linda e de importância ímpar, mas temos nos esquecido de pô-la em prática. Respeito, talvez essa seja uma das coisas as quais mais cobramos da sociedade, mas possivelmente umas das mais esquecidas ao longo do dia a dia.

Hoje, meu convite a você é refletir quais tem sido nossos comportamentos dentro e/ou fora das telas. E, se nossos posts, comentários e chats tem sido para diversão e lazer ou, apenas machucarmos constantemente pessoas com nossas palavras e comportamentos.

Continua Depois da Publicidade

A campanha de prevenção ao suicídio pode e deve ser realizada diariamente, de janeiro a janeiro, tempo o qual colocamos nossa saúde mental como prioridade, como um estilo de vida. Afinal, você é importante todos os dias do ano, ainda que o mundo fora das redes sociais esteja um tanto quanto cruel. Você é importante, para além do mundo lá fora.

Por fim, caso você tenha se identificado com alguma fala do texto, conhece alguém que esteja precisando de ajuda, ou tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em nos contatar. E-mail: [email protected] ou Instagram: @psijenyfer

Continua Depois da Publicidade

Cuide da sua saúde mental, de janeiro a janeiro.

Psicóloga Jenyfer Freitas
CRP: 07/34700

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Obras expostas em Gravataí expressam sentimentos de crianças atendidas pelo CAPS

Obras expostas em Gravataí expressam sentimentos de crianças atendidas…

  O Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker) sedia até 23 de…
Associação que atende pessoas com autismo realizará caminhada em Cachoeirinha

Associação que atende pessoas com autismo realizará caminhada em…

  No dia 28 de janeiro, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Pais e Amor), em parceria…
Culto para o público feminino em Gravataí contará com a participação de psicóloga

Culto para o público feminino em Gravataí contará com…

  Com o tema “É tempo de recomeçar”, no próximo sábado (7), haverá um culto de mulheres, em Gravataí. Promovido pela…