Após reunião com a presença de Dom Jaime em Gravataí, missas e celebrações seguem suspensas

Após reunião com a presença de Dom Jaime em Gravataí, missas e celebrações seguem suspensas
Continua Depois da Publicidade

Foi em Gravataí, nesta última semana, que padres, pastores e até mesmo o arcebispo Dom Jaime Espengler, acompanhado de seu auxiliar, Dom Donizete, responsável por Gravataí, estiveram reunidos com o prefeito Marco Alba para falar sobre a reabertura das igrejas e demais espaços religiosos.

Continua Depois da Publicidade
Dom Jaime Spengler (centro) durante a Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, em 2018. Foto: Vatican News.

Sem muitos detalhes da reunião, até então não revelada, Dom Jaime ouviu do prefeito as ações que vem sendo tomadas no município para conter a disseminação do Covid-19, já que ainda avaliava autorizar o retorno das missas católicas e celebrações com a presença dos fiéis, suspensas desde o dia 16 de março, juntamente com as catequeses e demais atividades.

O Bispo ainda dependia do decreto do Governo do Estado que dava autonomia aos municípios para decidirem sobre a reabertura. Em Gravataí, o prefeito também aguardava o anúncio. Na noite de hoje (01), Marco, em uma live no Faceebok, irá divulgar oficialmente a retomada das atividades comerciais no município, bem como algumas medidas de distanciamento social.

Continua Depois da Publicidade

Nesta última quinta-feira (30), em uma nota oficial, que destaca o dom da vida, Dom Jaime decidiu manter o fechamento das igrejas para missas e celebrações com a presença de fieis. “A vida é dom, compromisso”, diz início do documento, que também regulamenta e torna facultativo a reabertura das secretariais paroquiais. Além disso, a nota pede o reforço nas medidas de higiene, e principalmente nas atividades dos párocos junto à comunidade.

O documento ainda termina reforçando o cuidado com os demais.  “Não estamos separados do rebanho! Urge, porém, adaptarmo-nos às exigências que a epidemia impõe a todos. Precisamos nos cuidar; mas também não podemos deixar de cuidar daqueles que o Senhor nos confiou. A crise que atinge todo o nosso povo, exige de nós criatividade apostólica”, diz nota.

Continua Depois da Publicidade

Confira na íntegra

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE SOBRE A PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS (COVID-19)

A vida é dom, compromisso!

Continua Depois da Publicidade

Neste momento difícil para todos, devido à epidemia do coronavirus (COVID- 19), orientamos os seguintes procedimentos para as questões pastorais na Arquidiocese:

  1. E possível, mas facultativo, oferecer os serviços de secretaria paroquial aos fiéis. Para tanto, o Pároco, seguindo as orientações do departamento de Recursos Humanos (RH), avalie a conveniência e horários desses serviços. Ao mesmo tempo é necessário garantir as condições de higiene e esterilização dos espaços (álcool gel, uso de máscaras, distanciamento social e, se possível, instalar proteção de vidro ou acrílico que permita a comunicação entre a secretária/o e a pessoa atendida).
  2. Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, manteremos nossos templos fechados. Por isso, os presbíteros celebrem diariamente a Santa Missa sem a presença física de fiéis, com ou sem transmissão on-line.
  3. Para o atendimento a doentes, o presbítero aja seguindo as orientações sanitárias: uso de máscara, álcool gel para limpar as mãos, avental, luvas (inclusive para a unção) e, se possível, proteção facial. Retornando a casa, tome todos os cuidados de higienização. Não estamos separados do rebanho! Urge, porém, adaptarmo-nos às exigências que a epidemia impõe a todos. Precisamos nos cuidar; mas também não podemos deixar de cuidar daqueles que o Senhor nos confiou. A crise que atinge todo o nosso povo, exige de nós criatividade apostólica.

+ Jaime Spengler Arcebispo

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…