Amon Costa | Agostinho Martha: Viva o nosso herói!

Amon Costa | Agostinho Martha: Viva o nosso herói!
Continua Depois da Publicidade
Foto do diário pessoal de Agostinho Martha, na cidade de Fucecchio, Itália em 1945.

Por conta dos projetos que estamos desenvolvendo, chegou até mim virtualmente partes digitalizadas do diário de guerra do nosso pesquisador histórico, e por que não dizer nosso herói aqui da Aldeia: Agostinho Martha; a descrição dos fatos e o cotidiano do front é escrita em formato de crônica onde simplesmente temos a sensação de estar mesmo no front de batalha contra os fascistas da Itália; há tanta riqueza de detalhes e sentimentos que conduzem o leitor a sentir o tremor das mãos nas trincheiras bem como o cheiro de pólvora da Segunda Guerra Mundial.

Continua Depois da Publicidade

Os documentos, os escritos, as fotos, transcrições e ora dicas de Agostinho são uma forma de preservar o passado, falar dele e de compreender o presente. No dia 15 de março de 1943 foi criada pelo presidente Getúlio Vargas a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Um dos fatores decisivos para o Brasil entrar na guerra foi que entre fevereiro e agosto de 1942, navios mercantes brasileiros foram torpedeados por submarinos alemães, provocando no Brasil uma indignação generalizada: manifestações de rua, em campanha desenvolvida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela Liga de Defesa Nacional, passaram a exigir a declaração de guerra. Em agosto do mesmo ano, o Brasil saiu da sua neutralidade com a declaração de rompimento das relações diplomáticas e depois com a declaração de guerra contra a Alemanha nazista de Hitler e a Itália fascista de Mussolini.

Getúlio Vargas em 1943 conversa com a tropa embarcada para seguir à Itália. (Fonte: Museu virtual de FEB)
A expressão “A cobra vai fumar” é um ditado popular que significa algo difícil de ser realizado, e se acontecer. Esse símbolo foi uma resposta àqueles que diziam que o Brasil não teria capacidade de ir à guerra. Isso só ocorreria, diziam em tom de desdém, se a “cobra fumasse”

Aqui na Aldeia, o jovem Agostinho Martha se alistou para lutar na Segunda Guerra Mundial; um democrata liberal e um sentimento de patriotismo o fez se alistar na FEB e viajar para o Rio de Janeiro em treinamentos de guerra; partiu para o velho continente em janeiro de 1945. Uma das passagens mais lindas do seu diário é o momento em um baile de oficiais, na Itália, onde descreve cair no sono bem no meio do salão de baile, e sonha estar subindo a Av. José Loureiro da Silva na Gravataí dos anos 40 e de longe tem como objetivo entrar na Igreja Matriz, ao chegar é recebido com o coro de vozes da Igreja e vários anjinhos do entorno da Nossa senhora dos Anjos.

Continua Depois da Publicidade

Na Itália, a FEB de Agostinho Martha uniu-se às tropas do V Exército norte americano – integrante do X Grupo de Exércitos Aliados, no seu diário foram encontradas pequenas expressões em inglês para trocar o mínimo de informação com os Norte Americanos, ele fala com maestria da hora do café, da tristeza, os estampidos de canhão, do sabor do chocolate que valia preço de ouro. Agostinho durante a II Guerra Mundial perto de chegar ao front de batalha na Itália, encontra o experiente mecânico Germano Valter Feller, filho do seu Germano, lá, os dois aldeões se abraçam e Agostinho dá um jeito de retirar o conterrâneo das perigosas trincheiras de batalha!

Nesse momento, o objetivo das tropas aliadas ali sediadas era o de impedir o deslocamento alemão para a França, onde se preparava a ofensiva final aliada. Era necessário assim, manter o exército alemão sob constante pressão. As primeiras vitórias brasileiras ocorreram em setembro de 1944.

Continua Depois da Publicidade
Cidade portuária de Livorno 1945.

Num dos trechos podemos perceber a riqueza dos detalhes, conforme:

[…] 6 de fevereiro, chegamos ao porto de Livorno, muito grande! Muitos navios de guerra, alguns afundados. A cidade está quase toda em ruínas, grandes caminhões de transporte, começamos a rodar as margens do porto e os materiais de guerra, campos lotados dos mais variados materiais de guerra: tanques, jipes e pilhas extraordinárias de caixa de alimento. Diário de Guerra, Agostinho Martha 1945.

Continua Depois da Publicidade

No início do ano seguinte, os pracinhas participaram da conquista de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. O conflito, no entanto, não se estendeu por muito mais. No 2 de maio, o último corpo do exército alemão na Itália assinou sua capitulação; em 8 maio de 1945 a guerra na Europa chegava ao fim, com a rendição definitiva da Alemanha Nazista. Pela rádio explodia de alegria os habitantes da Aldeia dos Anjos, tem-se relatos de foguetório e muita comemoração em frente ao prédio da prefeitura.

Agostinho Martha em pé na trincheira- 1945 retirada do seu diário do front;
Museu da Memória da FEB, tomada do Monte Castelo 1945.

No regresso à Gravataí foram recebidos com toda a honraria, dia de festa em frente à Prefeitura, depois uma merecida recepção no Clube Paladino; em algumas das passagens do diário, Agostinho revela que para se sentir abraçado pelas memórias vestia por debaixo da farda a camisa do seu clube do coração: o Paladino.

Continua Depois da Publicidade
Professor Amon da Costa no monumento inaugurado em 1945 pelo Prefeito Ary Tubbs em frente à Prefeitura Municipal, uma justa homenagem aos expedicionários (também conhecidos como Pracinhas).

Estou pesquisando também a história de personagens como: Germano Walter Feller, Osvaldo Rosa de Jesus, Pedro Soares de Lima e João Ritter, Dinarte Francisco Vargas , Olavo Selistre, Guilherme Lick e Pompilho pracinhas que são de Gravataí, Glorinha ou migraram aqui para nossa cidade. (Fonte: Nossa Terra, Nossa Gente Pag 200).

Para aqueles que debatem a guerra de hoje, vale lembrar que o Nazismo e o Fascismo só foram derrotados com união de muitas nações, o gravataiense Agostinho Martha que leva o nome do nosso Museu Municipal merece muito mais! As lembranças, as marcas e o seu legado devem ser preservados e estudados pelas novas gerações. Afinal: a cobra fumou!

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…