• Geral
  • 21 de janeiro de 2024

Ainda há pontos sem energia elétrica e água em Gravataí e Cachoeirinha

Ainda há pontos sem energia elétrica e água em Gravataí e Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade

 

Cinco dias após o temporal que causou diversos estragos em várias regiões do Rio Grande do Sul, ainda há moradores sem energia elétrica e água em Gravataí e Cachoeirinha. A reportagem do Giro de Gravataí entrou em contato com a RGE para obter informações sobre o número de pontos que seguem sem luz nas duas cidades e a previsão de restabelecimento do serviço, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Continua Depois da Publicidade

O governador Eduardo Leite se reuniu no sábado (20/1) com a direção da RGE para acompanhar o trabalho e exigir informações sobre o restabelecimento do serviço. A concessionária apresentou as ações em andamento para recuperar o fornecimento. “É absolutamente compreensível a indignação e a irritação das pessoas nesse momento, e eu também estou muito incomodado com essa demora na religação da energia tanto em Porto Alegre quanto nas cidades da Região Metropolitana. Estamos, aqui, para acompanhar, demandar e exigir informações. A gente vai continuar, como eu disse, mordendo os calcanhares das empresas para que cumpram seu papel”, afirmou o governador.

Após a reunião de ontem, Leite também destacou que a intenção é encontrar, junto às companhias, alternativas para que situações semelhantes sejam evitadas futuramente. “Vamos sentar novamente, chamando a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, aqui no Estado para fazermos reuniões com as concessionárias, com as distribuidoras, para poder observar a responsabilidade de cada uma delas e também traçar estratégias conjuntamente para que situações assim não voltem a se repetir. Isso vai envolver ações do Governo do Estado com as Prefeituras e com todos os órgãos envolvidos”, garantiu.

Continua Depois da Publicidade

Moradores relatam a falta de água desde o temporal da noite de 16 de janeiro, porém a Corsan indica que menos de 0,2% dos imóveis da Região Metropolitana seguem desabastecidos, o que representaria situações pontuais. Conforme a companhia, as estações de bombeamento estão em pleno funcionamento e o auxílio dos caminhões-pipa para abastecer os reservatórios contribuiu para acelerar a normalização do serviço.

Segundo a Corsan, onde a falta de energia elétrica persiste, geradores seguem mantendo os sistemas em operação, e em localidades onde a luz ainda sofre intermitências, esses equipamentos garantem não só o funcionamento das estruturas, mas também previnem novas interrupções. A Corsan aponta ainda que o abastecimento de água não é retomado imediatamente depois que a energia elétrica retorna.

Continua Depois da Publicidade

“O esvaziamento dos canos gera pressão extra dentro da tubulação, o que pode danificar ou até romper os dutos quando a água volta a ser bombeada. Para minimizar esses riscos, o bombeamento é ajustado de forma lenta e gradual, com o objetivo de manter as estruturas do sistema de abastecimento preservadas. Portanto, esse tempo é necessário para evitar novas avarias que limitem o sistema e a prestação de serviço à população”, explica a concessionária em nota.

*Com informações do Governo do Estado e Corsan. Fotos: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Satélite da Corsan localiza mais de 80 possíveis vazamentos ocultos em Gravataí

Satélite da Corsan localiza mais de 80 possíveis vazamentos…

  Um mapeamento feito pelo satélite, que está sendo utilizado pela Corsan para vistorias na rede de abastecimento de água, apontou…
Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta quinta-feira em Gravataí

Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta…

  A falta de energia elétrica provocada pelo temporal da madrugada desta quinta-feira (21), causou oscilações na distribuição de água da…
Bairros de Gravataí estão sem água nesta segunda-feira

Bairros de Gravataí estão sem água nesta segunda-feira

  A interrupção no sistema de abastecimento de agua afeta ao menos quatro bairros de Gravataí na manhã desta segunda-feira (11).…